19/5/17 11:23
Atualizado em 19/5/17 às 16:09

Varjão promove 8º concurso Rainha da Terceira Idade neste sábado (20)

Iniciativa da administração regional, em parceria com a Associação do Idoso, faz parte da programação de aniversário de 26 anos da cidade

Como parte das comemorações do aniversário do Varjão, que completou 26 anos em 6 de maio, a administração regional e a Associação do Idoso promovem, neste sábado (20), o concurso Rainha da Terceira Idade 2017.

Esta será a oitava edição da disputa e ocorrerá na Casa do Idoso (Quadra 5), a partir das 19 horas. Concorrem 24 participantes, com idade acima de 60 anos.

Para a escolha das três primeiras colocadas e da Miss Simpatia, nove jurados vão analisar os critérios postura, vestuário, carisma e elegância, com notas de 0 a 10. Todas as candidatas receberão prêmios doados pelo júri e pela comunidade.

"A pessoa não desfila para ganhar, desfila para se distrair" Eudete Alves Lustosa, Rainha da Terceira Idade do Varjão 2016

Segundo a presidente da Associação do Idoso e organizadora do evento, Eunice Santos, o objetivo do concurso é “valorizar a terceira idade e transmitir autoestima para a pessoa idosa”.

Eudete Alves Lustosa, de 68 anos, vencedora do título em 2016, considera a competição uma forma de incentivar o público dessa faixa etária a buscar opções de lazer. Depois de ganhar o concurso, a atual rainha começou a praticar atividades como ginástica, teatro e ioga.

“Fiquei muito alegre, foi uma surpresa, nunca havia participado de nada desse tipo. A pessoa não desfila para ganhar, desfila para se distrair”, conta Eudete, que disputou o primeiro lugar no ano passado com outras 18 idosas.

Aniversário e origem do Varjão

O aniversário do Varjão será comemorado oficialmente em 24 de junho, mas eventos para marcar a data já ocorrem desde 4 de maio, quando houve uma sessão solene na Câmara Legislativa.

No início da década de 1960, famílias agrícolas ocuparam terras da região, que pertenciam ao governo, depois dividiram e distribuíram lotes entre amigos, empregados e familiares de forma irregular e desordenada até 1982.

9,2 mil População estimada do Varjão, segundo dados da Pdad 2015

Somente em 1991, com o Decreto n° 13.132, de 19 de abril, criou-se a Vila Varjão. A norma estabeleceu a permanência da população e determinou que fosse elaborado um projeto urbanístico para a implementação definitiva do local.

Como região administrativa, a 23ª do Distrito Federal, o Varjão foi oficializado em 2003, por meio da Lei n° 3.153, de 6 de maio. Fica próximo ao Setor de Mansões do Lago Norte, em uma área de aproximadamente 90,6 hectares.

Em 2015, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), apontava 9,2 mil moradores no Varjão e renda domiciliar mensal de R$ 2.774,48.

Concurso Rainha da Terceira Idade do Varjão 2017

20 de maio (sábado)

Às 19 horas

Na Casa do Idoso (Quadra 5, Conjunto A, Chácara 18)