19/05/2017 às 11:23, atualizado em 19/05/2017 às 16:09

Varjão promove 8º concurso Rainha da Terceira Idade neste sábado (20)

Iniciativa da administração regional, em parceria com a Associação do Idoso, faz parte da programação de aniversário de 26 anos da cidade

Por César Filho, da Agência Brasília

Como parte das comemorações do aniversário do Varjão, que completou 26 anos em 6 de maio, a administração regional e a Associação do Idoso promovem, neste sábado (20), o concurso Rainha da Terceira Idade 2017.

Esta será a oitava edição da disputa e ocorrerá na Casa do Idoso (Quadra 5), a partir das 19 horas. Concorrem 24 participantes, com idade acima de 60 anos.

Para a escolha das três primeiras colocadas e da Miss Simpatia, nove jurados vão analisar os critérios postura, vestuário, carisma e elegância, com notas de 0 a 10. Todas as candidatas receberão prêmios doados pelo júri e pela comunidade.

[Olho texto='”A pessoa não desfila para ganhar, desfila para se distrair”‘ assinatura=”Eudete Alves Lustosa, Rainha da Terceira Idade do Varjão 2016″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo a presidente da Associação do Idoso e organizadora do evento, Eunice Santos, o objetivo do concurso é “valorizar a terceira idade e transmitir autoestima para a pessoa idosa”.

Eudete Alves Lustosa, de 68 anos, vencedora do título em 2016, considera a competição uma forma de incentivar o público dessa faixa etária a buscar opções de lazer. Depois de ganhar o concurso, a atual rainha começou a praticar atividades como ginástica, teatro e ioga.

“Fiquei muito alegre, foi uma surpresa, nunca havia participado de nada desse tipo. A pessoa não desfila para ganhar, desfila para se distrair”, conta Eudete, que disputou o primeiro lugar no ano passado com outras 18 idosas.

Aniversário e origem do Varjão

O aniversário do Varjão será comemorado oficialmente em 24 de junho, mas eventos para marcar a data já ocorrem desde 4 de maio, quando houve uma sessão solene na Câmara Legislativa.

No início da década de 1960, famílias agrícolas ocuparam terras da região, que pertenciam ao governo, depois dividiram e distribuíram lotes entre amigos, empregados e familiares de forma irregular e desordenada até 1982.

[Numeralha titulo_grande=”9,2 mil” texto=”População estimada do Varjão, segundo dados da Pdad 2015″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Somente em 1991, com o Decreto n° 13.132, de 19 de abril, criou-se a Vila Varjão. A norma estabeleceu a permanência da população e determinou que fosse elaborado um projeto urbanístico para a implementação definitiva do local.

Como região administrativa, a 23ª do Distrito Federal, o Varjão foi oficializado em 2003, por meio da Lei n° 3.153, de 6 de maio. Fica próximo ao Setor de Mansões do Lago Norte, em uma área de aproximadamente 90,6 hectares.

Em 2015, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), apontava 9,2 mil moradores no Varjão e renda domiciliar mensal de R$ 2.774,48.

Concurso Rainha da Terceira Idade do Varjão 2017

20 de maio (sábado)

Às 19 horas

Na Casa do Idoso (Quadra 5, Conjunto A, Chácara 18)

Entrada franca

Edição: Raquel Flores