20/05/2017 às 09:07, atualizado em 22/05/2017 às 14:17

Festas juninas em áreas públicas precisam de autorização da Segurança Pública

Para eventos com estimativa de público superior a 200 pessoas, além do aval da secretaria, é preciso dar entrada em outros órgãos

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

A temporada dos festejos juninos em Brasília já começou, e a quantidade de opções na cidade, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, perde apenas para o carnaval.

O subsecretário de Operações Integradas, Leonardo Sant’Anna, conta que o número de dias reservados para as celebrações de São João triplicou nos últimos anos. Segundo ele, o Distrito Federal passou a tê-las de maio a agosto, e não mais em junho e julho apenas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o aumento da procura, Sant’Anna alerta que todos os cuidados são essenciais. “Precisamos verificar o esquema previsto pelo organizador, para orientar e aplicar as medidas necessárias.”

Para festas com estimativa de público acima de 200 pessoas, em qualquer área administrativa do Distrito Federal, é indispensável requerer, em primeiro lugar, autorização da Secretaria da Segurança Pública.

Se aprovado o pedido, o solicitante recebe uma declaração de cadastro, que ainda não libera o evento. O documento serve para dar prosseguimento ao trâmite nas administrações regionais — para conseguir a licença eventual — e nos demais órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil.

[Olho texto=”“Normalmente, quando se faz uma festividade de grande aglomeração, o público fica vulnerável a práticas criminosas”” assinatura=”Leonardo Sant’Anna, subsecretário Operações Integradas, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

O subsecretário de Operações Integradas destaca que essa burocracia é necessária para garantir toda a segurança, já que muitas vezes outros órgãos devem ser mobilizados, como a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito (Detran).

“Normalmente, quando se faz uma festividade de grande aglomeração, o público fica vulnerável a práticas criminosas”, alerta Leonardo Sant’Anna. “Esse controle [da secretaria] é para assegurar e melhorar o policiamento na área e nas proximidades.”

Veja o caminho para obter o aval da Segurança Pública

Os formulários a serem preenchidos podem ser encontrados no site da Secretaria da Segurança Pública, na aba Serviços, opção Comunicar evento ou manifestação popular.

Edição: Raquel Flores