23/05/2017 às 16:17, atualizado em 10/08/2017 às 10:41

DF vacinou 61% do público-alvo contra gripe até agora

Grupo prioritário, profissionais da Educação podem se imunizar em escolas nesta terça-feira (23). Objetivo é ampliar a adesão à campanha de prevenção ao vírus H1N1

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A três dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe, 419.258 pessoas se imunizaram no Distrito Federal, de acordo com a Secretaria de Saúde. Os dados se referem a segunda-feira (22) e correspondem a 61% das 687.155 pessoas do público-alvo apto a receber a dose, que barra a contaminação pelo vírus H1N1.

Campanha de vacinação contra gripe vai até sexta-feira (26).

Campanha de vacinação contra gripe vai até sexta-feira (26). Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Até 26 de maio, crianças de seis meses a cinco anos de idade, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas, profissionais de saúde e de educação, além de idosos, devem ser vacinados.

Nesta terça-feira (23), profissionais da educação das redes pública e privada do DF podem se vacinar contra a gripe em escolas. A medida visa ampliar a adesão do grupo à campanha de imunização, que começou em 17 de abril e se encerra na sexta-feira (26).

Para aplicar a dose, equipes da Secretaria de Saúde estarão até as 17 horas em 126 unidades de todas as regionais de ensino. Neste ano, professores e monitores da rede pública e particular foram incluídos na lista de grupos prioritários.

[Olho texto='”Estamos sempre em contato com os alunos. Por isso é fundamental nos vacinarmos”‘ assinatura=”Zilda Soares Moraes, técnica em higiene dental” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma medida essencial, segundo a enfermeira Adriana Santos, da Regional de Saúde de Ceilândia. “O entendimento do Ministério da Saúde é que, pela proximidade dos profissionais com crianças, é necessário vaciná-los”, explica.

Levar a vacinação para os centros de ensino facilita a rotina dos educadores. “A escola é um local de referência para todos nós. Então a campanha aqui facilita a participação geral”, explica a técnica em higiene dental Zilda Soares Moraes, de 67 anos.

Ela atua na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia Sul, e, em anos anteriores, tinha que ir ao posto de saúde para se proteger da gripe. “Estamos sempre em contato com os alunos. Por isso é fundamental nos vacinarmos”, afirma.

A mobilização nas escolas ocorre nesta terça-feira (23), mas quem não conseguir ir aos locais pode procurar os centros de saúde para obter a dose contra o vírus H1N1.

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe pela rede pública de saúde:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos
  • Detentos
  • Gestantes
  • Funcionários do sistema prisional
  • Idosos
  • Indígenas
  • Jovens do sistema socioeducativo
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Professores das redes pública e privada e outros profissionais da saúde
  • Puérperas (mulheres cujo parto ocorreu até 45 dias antes da vacina)

Os idosos que durante a campanha estiverem sem condições físicas de se deslocar até os postos podem agendar a vacina em domicílio pelo telefone Disque-Saúde 160.

A campanha abrange 687.155 pessoas no DF. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada categoria. Isso significa um crescimento em relação ao ano passado, quando esse número foi estabelecido em 80% e foi superado.

Edição: Vannildo Mendes