25/05/2017 às 18:57, atualizado em 26/05/2017 às 09:12

Portal da Transparência divulga informações atualizadas de comitês e conselhos

Conteúdo disponível foi reorganizado pela Controladoria-Geral do DF, em parceria com a Casa Civil, para tornar os dados mais transparentes e incentivar maior participação popular nos debates dos colegiados

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O acesso a informações sobre os órgãos deliberativos do Executivo local no Portal da Transparência, do governo de Brasília, está facilitado a partir desta quinta-feira (25).

A medida se aplica a conselhos, como o de Segurança e o de Saúde, e a comitês instituídos por lei ou decreto e que tenham processo de decisão por meio de colegiado.

Os conteúdos disponíveis foram reorganizados e atualizados. A primeira etapa dessa nova forma de dispô-los inclui os órgãos da administração direta. Para isso, foram três meses de trabalho conjunto entre a Casa Civil — que preparou a base de dados — e a Controladoria-Geral do Distrito Federal, à qual coube tratar e publicar as informações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Tão logo a parte dos conselhos da administração indireta esteja finalizada, ela também será colocada à disposição da sociedade.

Na prática, a divulgação permite saber quem integra os conselhos de administração de empresas públicas e as atribuições de cada um e qual é a remuneração ou o retorno que recebem pela participação.

Com isso, espera-se ampliar o engajamento social nos debates, explica o controlador-geral adjunto, Marcos Tadeu de Andrade: “A tendência é que a sociedade possa acompanhar mais de perto os conselhos”.

[Olho texto='”A tendência é que a sociedade possa acompanhar mais de perto os conselhos”‘ assinatura=”Marcos Tadeu de Andrade, controlador-geral adjunto” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Informações como data de início e fim do mandato de seus membros, telefone e e-mail do conselho também podem ser encontradas no portal.

“Estamos prosseguindo na nossa linha de ampliação da transparência das ações do governo de Brasília”, justifica o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio.

A legislação torna obrigatório ainda divulgar, em site na internet e no Portal da Transparência, o ato de criação, a finalidade dos conselhos e o tipo de representação — se formado por integrantes do poder público, da sociedade civil ou de entidades de classe.

Como encontrar as informações no Portal da Transparência

Para ter acesso às informações, o cidadão deve acessar o Portal da Transparência e clicar na aba Prestando Contas, depois em Órgãos Deliberativos.

A consulta oferece 16 opções de filtros: Órgão Deliberativo, Finalidade, Administração, Tipo, Grau, Órgão Vinculado, Conselheiro, Data Designação, Titularidade, Representação, Início Mandato, Final Mandato, Telefone Conselho, E-mail Conselho, Remuneração e Valor.

A publicação no portal do governo de Brasília cumpre determinação da Lei Distrital nº 4.585, de 13 de julho de 2011.

Edição: Raquel Flores