26/05/2017 às 16:19, atualizado em 29/05/2017 às 08:41

Conselho Tutelar do Varjão ganha nova sede para receber famílias

Unidade foi ampliada a pedido dos conselheiros para melhorar condições de atendimento à comunidade. Esse é o sexto órgão a ter o espaço reformado desde 2015

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Para melhorar o desempenho de suas funções no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco, o Conselho Tutelar do Varjão ganhou nova sede, na Quadra 2 da avenida principal.

A nova sede do Conselho Tutelar do Varjão foi inaugurada nesta sexta-feira (26) pelo secretário de de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo.

A nova sede do Conselho Tutelar do Varjão foi inaugurada nesta sexta-feira (26) pelo secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A reestruturação do espaço era uma reivindicação antiga dos conselheiros da região, que buscavam instalações mais adequadas para receber as famílias.

Este é o sexto conselho que tem a sede reformada desde 2015. Os de Taguatinga, São Sebastião, Brazlândia, Riacho Fundo I e Fercal já receberam melhorias nas suas estruturas físicas. O próximo a ser entregue será o de Samambaia Sul.

As benfeitorias nos conselhos tutelares integram o Criança Candanga, programa do governo de Brasília que visa dar prioridade a políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.

A nova unidade foi reformada e ampliada para ficar dentro dos padrões definidos pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do governo federal, e custou cerca de R$ 150 mil à Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

[Olho texto='”Os conselhos são garantidores de direitos quando há qualquer tipo de ameaça à criança ou ao adolescente”‘ assinatura=”Aurélio Araújo, secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Após as adaptações, foram disponibilizadas salas de atendimento individualizado para cada conselheiro, sala de reunião e brinquedoteca.

Segundo o titular da pasta, Aurélio Araújo, essas instituições desempenham papel primordial na comunidade, pois representam a primeira resposta do Estado em situações de vulnerabilidade. “Os conselhos são garantidores de direitos quando há qualquer tipo de ameaça à criança ou ao adolescente”.

Os conselhos de Águas Claras, Ceilândia I, Estrutural, Itapoã, Paranoá, Samambaia Sul e Gama também estão em obras para reforma. Serão feitas melhorias nas estruturas elétrica e hidráulica, reparos em telhados e pintura.

Funcionamento do Conselho Tutelar do Varjão

Na Quadra 2, Conjunto A, lote 4

De Segunda a sexta-feira

Das 8 às 18 horas

Plantão das 18 às 8 horas e em finais de semana e feriados pelo telefone (61) 3234-8555

Informações pelo telefone (61) 3468-1626

Edição: Vannildo Mendes