26/05/2017 às 10:31, atualizado em 26/05/2017 às 16:47

Vicente Pires comemora 8 anos a partir desta sexta (26)

Festividades prosseguem no sábado (27) e em 4 de junho. Estão previstos shows, sarau, desfile cívico-militar e corte do tradicional bolo de aniversário

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional de Vicente Pires

Os moradores de Vicente Pires comemorarão os 8 anos da região administrativa a partir desta sexta-feira (26). A celebração continua no sábado (27) e em 4 de junho. Toda a programação será na Travessa 1, ao lado da Feira do Produtor (veja a arte).

Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, poesia, artesanato e música darão o tom no Sarau Cultural. Tendas montadas na travessa vão abrigar produtos de artesãos locais e apresentações de artistas convidados.

As festividades no sábado (27) começam às 9 horas com o desfile cívico-militar, que contará com a participação das bandas do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército, além do bloco dos garis e de alunos de escolas públicas e privadas da região.

Em seguida, às 11h30, virá o tradicional corte do bolo de aniversário. Das 11 às 15 horas, a população poderá se divertir e praticar esportes na Rua de Lazer, que oferecerá tênis, vôlei, golzinho, queimada, pingue-pongue, pula-pula e cama elástica para as crianças.

No mesmo local, haverá shows com Rui de Carvalho, Josilson Lobo, Timoteo e Cia. e Arthur e Gruvip.

A programação não teve custos para os cofres públicos. Os festejos serão possíveis graças a parcerias da administração regional com a comunidade, com entidades educacionais e órgãos do governo de Brasília.

Origem de Vicente Pires

De acordo com a administração regional, Vicente Pires foi habitada por índios nos anos 1960 e por fazendeiros na década seguinte. A partir de 1989, o então governador do Distrito Federal José Aparecido decidiu centralizar as Colônias Agrícolas Vicente Pires, Samambaia e São José.

Por meio de convênio da Fundação Zoobotânica com cerca de 360 chacareiros, intermediado pelo Executivo local, firmou-se contrato de uso do solo para produção agrícola, com prazo de 30 anos. Ao chegar na região, essas famílias contribuíram para desenvolvê-la com o plantio de hortaliças, flores e frutas.

Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios mais recente, Vicente Pires contava em 2016 com 72.879 habitantes e 20.247 residências urbanas.

Edição: Raquel Flores