29/05/2017 às 13:05, atualizado em 29/05/2017 às 15:00

DF recebe primeiros formados em policiamento turístico

Os 29 policiais militares foram apresentados às principais autoridades da corporação na manhã desta segunda-feira (29). Eles vão atuar em duas companhias distintas: Lacustre e de Policiamento Motorizado

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Criado em maio de 2016, o Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar do Distrito Federal recebeu os 29 primeiros formados do curso de especialização. Eles foram apresentados às principais autoridades da corporação na manhã desta segunda-feira (29), em cerimônia no mezanino da Torre de TV.

Criado em maio de 2016, o Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar do Distrito Federal recebeu os 29 primeiros formados do curso de especialização.

Criado em maio de 2016, o Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar do Distrito Federal recebeu os 29 primeiros formados do curso de especialização. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Ao longo de três semanas, eles tiveram aulas sobre conceitos e importância do turismo, marketing turístico, imunidade diplomática e parlamentar, respeito à diversidade cultural, entre outras. As atividades foram ministradas pela Secretaria Adjunta de Turismo e pelo Ministério do Turismo.

Os policiais vão atuar em duas companhias distintas. A Companhia Lacustre, responsável pelo policiamento preventivo e repressivo no Lago Paranoá, e a Companhia de Policiamento Motorizado, que faz ações terrestres nas viaturas e sempre atua com pelo menos um policial bilíngue. A sede do Batalhão de Policiamento Turístico fica na QL 6 do Lago Sul, e o atendimento é 24 horas.

[Olho texto=”“Atuo no ramo turístico há mais de dez anos e sempre foi comum que demandássemos a outros governos um batalhão especializado”” assinatura=”Jaime Recena, secretário adjunto de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para facilitar a comunicação com o público, é oferecido um serviço de chamadas em português e em inglês pelo telefone (61) 99150-5577, disponível tanto para ligações quanto para mensagens de texto. A maior parte da demanda se resume a informações, mas, caso haja necessidade, uma equipe vai ao encontro do solicitante.

O que dizem as autoridades sobre o Batalhão de Policiamento Turístico

O comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes, destacou a qualificação dos profissionais como um dos eixos de atuação da corporação. “Em 2005, a corporação definiu que a entrada para seus quadros deveria ser de nível superior. Temos o Colégio Tiradentes, um dos mais bem avaliados na cidade, e o Instituto Superior de Ciências Policiais, primeira escola policial reconhecida pelo Ministério da Educação. Profissionais qualificados garantem a excelência do trabalho”, disse.

Para o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, a demanda por um policiamento turístico qualificado é antiga. “Atuo no ramo turístico há mais de dez anos e sempre foi comum que demandássemos a outros governos um batalhão especializado”, afirmou. “Podemos ver a excelência do curso por termos uma aluna de outra Polícia Militar vinda do Amapá.”

Homenageado por ter sido o primeiro colocado da turma, cabo Daniel Tavares Landahl, afirma que o reconhecimento motiva o trabalho.

Homenageado por ter sido o primeiro colocado da turma, cabo Daniel Tavares Landahl, afirma que o reconhecimento motiva o trabalho. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Alunos de destaque do curso de especialização em policiamento turístico

A policial citada por Recena é Karen Anne Rezende Castro, de 41 anos, sargento da Polícia Militar do Amapá. Ela veio para fazer o curso e retornar ao estado de origem. “Foi uma experiência enriquecedora: aprendi noções de preservação de meio ambiente, de sustentabilidade”, afirmou. “Como a Polícia Militar do DF é uma instituição centenária, tivemos muito a aprender.”

Apesar de Brasília ter apenas 57 anos, a corporação foi criada em 1809, quando o Rio de Janeiro era o Distrito Federal.

Homenageado por ter sido o primeiro colocado da turma, Daniel Tavares Landahl, de 35 anos, afirma que o reconhecimento motiva o trabalho. “Com eventos como esse, notamos que existe valorização do policial, o que nos estimula a exercer o ofício com mais alegria e satisfação”, disse o cabo do Batalhão de Policiamento Turístico.

Batalhão Turístico

(61) 99150-5577