31/05/2017 às 19:51, atualizado em 31/05/2017 às 20:01

Projeto Mensageiros da Água encerra seu primeiro ciclo

A ação do governo de Brasília faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica no DF

Por Da Agência Brasília

Desde o início do projeto, em 16 de maio, 386 pessoas participaram do primeiro ciclo do Mensageiros da Água, que será encerrado nesta quinta-feira (1º). A ação, desencadeada pelo governo de Brasília, faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica no DF.

Os participantes, entre eles docentes e servidores indicados pelas próprias escolas da rede pública, foram incumbidos da responsabilidade de se tornar multiplicadores dos conhecimentos obtidos.

[Olho texto=”Até agora, ocorreram sete encontros com representantes das 14 regionais de ensino, que serão mobilizadores nas escolas da rede pública” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Devem, portanto, levar informações objetivas e confiáveis aos docentes, aos gestores, à comunidade escolar e, principalmente, aos alunos, para que eles sensibilizem as famílias a respeito do uso racional da água.

No treinamento, os Mensageiros da Água participam de palestra sobre a crise hídrica e o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Até agora, foram sete encontros com representantes das 14 regionais de ensino do DF, que serão os mobilizadores das 677 escolas da rede.

O projeto é uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e as Secretarias de Educação e de Saúde.

Nesse primeiro ciclo, os participantes receberam material informativo e aprenderam a monitorar o consumo de água das escolas pelo site da Caesb.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com isso, eles poderão avaliar o histórico dos últimos 12 meses de consumo da instituição, por exemplo, e definir, com a comunidade escolar, formas de economizar o recurso.

Outro ponto importante abordado foi a manutenção dos locais de armazenamento de água: sem a higiene e os cuidados necessários, eles podem se tornar focos do mosquito.