31/5/17 16:37
Atualizado em 6/6/17 às 11:50

Taguatinga comemora 59 anos com ações de cultura e cidadania

Circuito de Quadrilha, shows de bandas, limpeza urbana e inauguração de ponto de descarte de lixo fazem parte da programação

Para comemorar os 59 anos de Taguatinga, a Administração Regional preparou uma programação com atividades culturais e de cidadania para a comunidade. As festividades começam na segunda-feira (5) com o programa Cidades Limpas.

Coordenado pela Secretaria das Cidades, o Cidades Limpas porá em ação nesse dia sua força-tarefa, integrada por vários órgãos públicos, para limpeza e conservação das ruas da região. Estão previstos serviços de capina, roçagem, retirada de entulhos e poda de árvores, entre outros.

Aniversario de Taguatinga

Também nesse dia, será inaugurado o ponto de entrega voluntária, o papa-entulho, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na Área Especial 9, Setor QNG 47. O espaço servirá para recebimento de restos de árvores podadas, produtos descartados e recicláveis.

A população terá a oportunidade, de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, de levar o entulho ao ponto de descarte.

Para celebrar a data, na quinta-feira (8), será aberto o Circuito de Quadrilha, com apresentação da Orquestra Reciclando Sons, no Taguaparque. A Praça do Relógio receberá shows de bandas locais das 11 horas à meia-noite.

No domingo (11), haverá o desfile cívico da região,  com corte de bolo na Comercial Norte — da CNB 12 à CNB 1.

Fundada em 1958, Taguatinga tem a terceira maior população do DF e renda per capita 60% acima da média nacional

A cidade foi fundada em 1958 em terras do município de Luziânia (GO), na Fazenda Taguatinga, que lhe dá o nome, a oeste de Brasília. Seis meses após a fixação dos primeiros habitantes, já funcionavam no local escolas, hospitais, casa para professoras e estabelecimentos comerciais.

 

Tese linguística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga tem origem na expressão “barro branco” — Ta’Wa’Tiga, em tupi-guarani —, ocorrência geológica que se verifica na região.

Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2016, Taguatinga tem uma população urbana estimada de 222.598 habitantes, a terceira maior do DF.

Desses, 47,75% encontram-se na faixa etária de 25 a 59 anos. A renda per capita, de acordo com a pesquisa, é de 1.998,14, cerca de 60% maior que a média nacional (R$ 1.226,00).

Edição: Vannildo Mendes