01/06/2017 às 19:08, atualizado em 02/06/2017 às 09:10

Presidente do STJ é condecorada com Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa

Homenagem ocorreu em sessão especial do TCDF nesta quinta-feira (1º), com presença de Rodrigo Rollemberg

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, foi homenageada com a comenda da Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa, em sessão especial do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), na tarde desta quinta-feira (1º).

A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, recebeu a comenda das mãos da grã-mestra Anilcéia Machado

A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, recebeu a comenda das mãos da grã-mestra Anilcéia Machado. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Presente à mesa de honra da cerimônia, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a atuação dedicada da ministra desde que ela assumiu a Presidência do STJ, em 1º de junho de 2016.

“Na solidão da consciência, julgar é uma missão muito difícil. Aqui, estamos diante da ministra, que é uma mulher inspiradora. É uma pessoa simples, discreta, firme, mas, acima de tudo, justa”, declarou Rollemberg.

Laurita, após receber a comenda das mãos da grã-mestra Anilcéia Machado, agradeceu a condecoração e discursou a favor da integridade da atuação pública. “Dedico essa homenagem àqueles que, mesmo cercados por adversidades, mantêm-se firmes no propósito de trabalhar com honestidade e dedicação para o bem comum.”

Regularizada pela Resolução 167, de 13 de julho de 2004, a Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa é concedida a civis ou militares que sejam exemplos para a defesa do tesouro público.

Laurita Vaz é a primeira mulher a presidir o STJ

Com gestão focada em agilizar e aumentar a eficiência do STJ, a ministra Laurita Vaz é a primeira mulher a presidir a corte. Nascida no município de Anicuns, interior do Goiás, a presidente é especialista em direito penal e agrário.

Além disso, é presidente do Conselho de Justiça Federal e foi promotora de justiça em Goiás, procuradora da República com atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) e procuradora regional da República no STJ.

Edição: Vannildo Mendes