Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/06/2017 às 12:26, atualizado em 01/06/2017 às 21:08
Foram investidos R$ 2,7 milhões na estrutura, que beneficiará cerca de 12 mil pessoas. Cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º)
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inaugurou a Estação Elevatória de Esgotos do Setor Habitacional Ribeirão, no condomínio Porto Rico em Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (1°). Foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões na construção da estrutura, que permitirá a instalação do esgotamento sanitário do setor.
“Esta obra é muito importante para a saúde das pessoas, para a qualidade de vida da população”, disse o chefe do Executivo local. Ele explicou que, além de garantir a coleta e o tratamento de esgoto, o governo vai providenciar o asfaltamento do Porto Rico. “É um sonho antigo dos moradores. Agora, com a rede de esgoto pronta, com as galerias de águas pluviais e o fechamento das fossas, será possível colocar o asfalto”, resumiu.
São 40 mil metros de rede coletora para atender cerca de 2,5 mil lotes residenciais. Aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficiadas. Uma delas é a dona de casa Margarida Teixeira, de 64 anos. “A coleta de esgoto vai fazer a água parar de correr na rua, é uma garantia de saúde melhor para as minhas netas”, afirmou. “Vai mudar completamente”, disse Maria Lúcia Macedo, de 52 anos, também dona de casa.
[Olho texto=”“A coleta de esgoto vai fazer a água parar de correr na rua, é uma garantia de saúde melhor para as minhas netas”” assinatura=”Margarida Teixeira, moradora do Porto Rico” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A estação foi construída para viabilizar a transferência dos esgotos captados até a Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Maria, onde serão 100% tratados. Também foi executada a rede coletora para permitir a ligação dos ramais condominiais diretamente ao tubo que leva até a elevatória, que tem vazão máxima de 57 litros por segundo.
A obra consiste em um abrigo para o poço de sucção, bombas, barrilete, grupo gerador, banheiro, linha de recalque e poço de segurança. A linha de recalque é constituída de 2.175 metros lineares de tubos. O poço de segurança tem volume útil de 820,8 metros cúbicos com função de conter o esgoto no caso de não funcionamento das bombas.
“Essa elevatória vai coletar todo o material produzido na região do Ribeirão e bombear para a Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Maria”, explicou o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). “Oferecemos aqui infraestrutura e cidadania.”
Após a inauguração, Rollemberg andou pelo condomínio e esteve na casa de Érika Raquel Pereira Nunes, de 22 anos. A funcionária de um salão de beleza foi contemplada no Projeto Na Medida, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).
Moradora da Quadra J da segunda etapa do Porto Rico, Érika Raquel recebeu a Codhab durante um mês em casa. A equipe da companhia montou área de ventilação, aumentou quartos e colocou cerâmica na residência.
A ação do Na Medida promovida na casa de Érika é denominada Melhoria Habitacional e é destinada a famílias que recebem até três salários mínimos e habitam área passível de regularização. Interessados devem se dirigir ao posto da Codhab da região e solicitar a reforma.
Edição: Paula Oliveira