05/06/2017 às 16:52, atualizado em 06/06/2017 às 10:40

UBS 9 de Ceilândia amplia horário de atendimento

Mudança faz parte do novo modelo de assistência ancorado na Estratégia Saúde da Família

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 9 de Ceilândia passa a atender, a partir desta segunda-feira (5), das 7 às 19 horas nos dias úteis e das 7 às 12 horas aos sábados.

A ampliação do horário no local — que abria das 7 às 12 horas e das 13 às 18 horas de segunda a sexta e não funcionava aos fins de semana — faz parte de um conjunto de mudanças na atenção primária à saúde, em processo de transição para o modelo Estratégia Saúde da Família.

Há três semanas, a unidade de Ceilândia passou a atuar exclusivamente no modelo de saúde da família – o que ocorrerá, de forma gradativa, em todas as UBS de Brasília. Isso significará um melhor acompanhamento do cidadão, prevenindo e tratando doenças.

Agora, a UBS ganhou seis médicos de família e opera com nove equipes, sendo três destinadas a atender a população do Sol Nascente e outras seis para os moradores das Quadras 22 a 36 do Setor P Sul. Cada equipe poderá cadastrar até 3.750 moradores, totalizando cerca de 30 mil pessoas.

São nove consultórios, além de salas de acolhimento com enfermeiros, vacinação, farmácia, coleta de exames e laboratório. Os médicos fazem o acompanhamento agendado de pacientes com hipertensão e diabetes, gestantes, idosos, crianças na área de crescimento e desenvolvimento e clínica médica. Por dia, são atendidas 270 pessoas, em média.

Novo horário de atendimento na UBS nº 9 de Ceilândia

Das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira e das 7 às 12 horas aos sábados

Quadra 28/32, Avenida P4, Setor P Sul