06/06/2017 às 12:10, atualizado em 06/06/2017 às 15:41

Detran seleciona catadores de material reciclável

Cooperativas ou associações podem se candidatar até 9 de junho

Por Da Agência Brasília, com informações do Detran-DF

Estão abertas inscrições do processo seletivo que escolherá associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis para coletar resíduos sólidos criados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O prazo para se candidatar termina em 9 de junho.

Podem se inscrever entidades sem fins lucrativos constituídas por catadores que tenham a catação como única fonte de renda. Além disso, precisam dispor de infraestrutura para fazer a triagem e a classificação dos resíduos.

O requerimento de seleção e os documentos que constam do edital publicado no site do Detran-DF devem ser entregues no Núcleo de Manutenção Predial (Numap), no Setor de Administração Municipal (SAM), Lote A, Bloco B, Edifício Detran-Sede.

A documentação será analisada e julgada pela comissão de implantação da coleta seletiva solidária do Departamento de Trânsito.

A pontuação dos candidatos será de acordo com os critérios estabelecidos no Decreto nº 35.817, de 2014. A norma regulamenta a Lei nº 4.792, de 2012, sobre a destinação final dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do DF.

Coleta foi dividida em lotes

A coleta deve ser feita semanalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Detran-Sede e nas outras unidades da autarquia.

Os endereços estão divididos em três lotes para as cooperativas indicarem os que preferem. É possível concorrer a mais de um. São eles:

Lote 1: Detran-Sede, Depósito do Detran (Asa Norte), Unidade da 507 Norte, Direduc (706/906 Sul), Unidade do Shopping Popular e Detran do SIA.

Lote 2: Gertran II (Taguatinga), Posto do Recanto das Emas, Gertran V (Gama) e Posto de Brazlândia.

Lote 3: Copol Leste (Sobradinho), Gertran VI (Sobradinho), Posto do Paranoá e Posto de Planaltina.

As associações ou cooperativas selecionadas firmarão um termo de compromisso com vigência de, no máximo, 12 meses. A assinatura do documento não acarretará qualquer vínculo empregatício entre os catadores e o departamento.

Órgãos da administração direta do Distrito Federal podem aderir ao edital de seleção do Detran. Caberá às entidades escolhidas assinarem ou não termo de compromisso com o solicitante.

Seleção do Detran de catadores de material reciclável

Até 9 de junho (sexta-feira)

Edital no site do Detran-DF

Entrega dos documentos: Núcleo de Manutenção Predial (Numap), no Setor de Administração Municipal (SAM), Lote A, Bloco B, Edifício Detran-Sede