06/06/2017 às 15:32, atualizado em 07/06/2017 às 08:40

Governo entrega ao Legislativo propostas para melhorar a organização do território do DF

Governador Rodrigo Rollemberg se encontrou com parlamentares na tarde desta terça-feira (6) para apresentar três projetos de lei

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou nesta terça-feira (6) à Câmara Legislativa três projetos de lei que criam mais mecanismos para organização do território do Distrito Federal.

Governador Rodrigo Rollemberg se encontrou com parlamentares na tarde desta terça-feira (6) para ENTREGAR as propostas

Governador Rodrigo Rollemberg se encontrou com parlamentares na tarde desta terça-feira (6) para entregar as propostas. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Em um deles, constam as regras do novo Código de Obras e Edificações do DF, que padroniza reformas, construções e demolições de residências e comércios.

Ele estabelece, por exemplo, a quantidade de pavimentos em determinada região, especifica largura de calçadas e ainda elenca os elementos aos quais os responsáveis técnicos devem obedecer para manter a obra em segurança.

Todo o código de obras foi elaborado com base em contribuições da sociedade.

Outro projeto trata da compensação urbanística, em que o Estado cobrará por construções que extrapolaram os padrões estabelecidos no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot).

A terceira proposta enviada para apreciação dos deputados distritais estabelece que construções de imóveis em terrenos com mais de 600 metros quadrados devem ter dispositivos de infiltração artificial de águas pluviais para aumentar a permeabilidade do solo.

Essa medida visa aumentar a disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos, melhorar a qualidade da água, além de reduzir o escoamento superficial.

[Olho texto=”“São projetos que vão dar mais clareza às construções, que são importantes na retomada da economia e na criação de empregos”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para Rollemberg, as proposições devem melhorar a dinâmica da construção civil no Distrito Federal. “São projetos que vão dar mais clareza às construções, que são importantes na retomada da economia e na criação de empregos”, destacou o governador.

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), garantiu que a Casa vai tratar a análise das propostas enviadas pelo Executivo com prioridade, por considerá-las fundamentais para manter o território do DF organizado. “Vamos nos debruçar sobre esses projetos para garantir que a população e o setor produtivo possam se beneficiar.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na entrega dos projetos de lei à Câmara Legislativa.

Edição: Paula Oliveira