07/06/2017 às 11:58, atualizado em 25/07/2017 às 16:45

Simpósio de combate à violência contra idosos tem inscrições abertas

Restam 70 das 150 vagas oferecidas. Evento contará com palestras, debates e mesas-redondas sobre proteção à terceira idade, centros de prevenção e de denúncias

Por César Filho, da Agência Brasília

Com o propósito de alertar a sociedade para um grave problema social, Brasília sediará, em 21 de junho, das 8 às 17 horas, o 2º Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento será no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições já estão abertas e seguem até que se esgotem. Das 150 vagas oferecidas, restam 70.

O simpósio é uma forma de apoiar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído em 15 de junho de 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Parceiro da iniciativa, o governo de Brasília entende que o evento é também um convite a reflexões em torno do fortalecimento das políticas públicas para essa faixa etária.

[Olho texto=”Haverá painéis, palestras e debates sobre formas de prevenção da violência contra idosos, identificação de sinais de agressão e medidas práticas para seu enfrentamento” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos objetivos é informar à sociedade sobre o cenário da violência contra idosos no País. Haverá painéis, palestras e debates sobre formas de prevenção, identificação de sinais de agressão e medidas práticas para seu enfrentamento.

Estão programadas duas mesas-redondas especificamente sobre o cenário da violência no Brasil, com mediação da professora Ana Elisa Figueiredo, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves).

Serão também abordados o papel do Ministério Público, os centros de prevenção e a rede de serviços à disposição da terceira idade, pelo promotor maranhense Paulo Roberto Barbosa e pela professora Isabel Lopsic, coordenadora do Centro de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa.

O simpósio é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade e Centro de Estudos Avançados, da UnB, em parceria com a Coordenação de Pessoas Idosas, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os interessados devem se inscrever por e-mail para o site do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, com nome completo, data de nascimento, cadastro de pessoa física (CPF), contato e endereço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de participar como parceiro do simpósio, o governo de Brasília tomou a iniciativa de iluminar o Palácio do Buriti na cor lilás, em apoio ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa.

Na terça-feira (13), a coordenação promoverá a Caravana do Idoso, na estação de metrô da 112 Sul, das 13h30 às 17 horas. Haverá mutirão de prestação de serviços, com informações sobre atendimentos, órgãos de denúncia e esclarecimento sobre os direitos dos idosos.

2° Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

21 de junho (quarta-feira)

Das 8 às 17 horas

No Auditório 3 da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília

Entrada franca

Edição: Vannildo Mendes