8/6/17 14:00
Atualizado em 8/6/17 às 14:16

Conheça as atrações da Open Campus, área gratuita da Campus Party Brasília

Espaço funcionará de 15 a 17 de junho, com o objetivo de democratizar o acesso à maratona tecnológica. Simuladores, torneio de drones e exposição de robôs são algumas das atividades oferecidas ao público

Quem visitar a Open Campus, área gratuita da Campus Party Brasília, poderá interagir com simuladores, acompanhar um jogo de hóquei entre robôs, assistir à etapa local do Campeonato Brasileiro de Drones e conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras.

Essas são algumas das atrações do espaço, que funcionará no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em 15 e 16 de junho, das 10 às 21 horas, e no dia 17, das 10 às 18 horas.

“A ideia da Open Campus é permitir que aqueles que não tiveram a oportunidade de adquirir ingressos sintam um gostinho do evento. Programamos uma série de atividades em um espaço democrático e inclusivo”, avisa o diretor-geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

Mais de 40 mil pessoas são esperadas nos três dias em que a área estará aberta ao público.

Veja quais são as principais atividades da Open Campus:

Etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones 

A competição contará com a presença de pilotos profissionais. Nos intervalos, os visitantes que tiverem alguma noção de pilotagem de drones poderão testar as habilidades. Haverá ainda um workshop de montagem de minidrone no dia 15, às 15h30, e uma palestra sobre o cenário dos drones no Brasil, com a participação de pilotos e representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, no dia 16, às 15 horas.

Hockey party de robôs

A disputa entre robôs em um torneio de hóquei terá oito times com três jogadores cada um.

Simuladores

A área de simuladores da Open Campus contará com vários modelos, alguns com realidade virtual. Entre os destaques estão simuladores de helicóptero, carro de corrida (cockpits), asa delta, carrinho de rolimã e drone.

Incentivo ao empreendedorismo

Integrado à Open Campus, o programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party é uma oportunidade para conhecer as ideias e tecnologias que podem em breve fazer parte do dia a dia. Além isso, o público poderá acompanhar palestras sobre empreendedorismo em um palco temático. Nos dias 15 e 16, das 10 às 21 horas.

Campus Future

Mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos nas salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centro de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes poderão se divertir com as “engenhocas” e experimentar os protótipos criados pelos estudantes. No dia 17, das 10 às 18 horas.

Campus Fórum

Ao longo do dia 15, o Fórum de Cidades Inteligentes e Humanas terá painéis diversos com representantes das três esferas do governo (federal, estadual ou distrital e municipal), mais especialistas e autoridades no assunto.

Expositores

Haverá lançamento e demonstração de produtos, além de entrega de brindes, graças a parceiros e patrocinadores da Campus Party 2017. Um dos destaques será a réplica do carro do filme De Volta para o Futuro, no dia 17.

A Campus Party Brasília

Esta é a primeira vez que Brasília sedia a Campus Party. A ideia de trazer o evento, do qual o governo de Brasília é um dos organizadores, é fortalecer o ambiente local de inovação e tecnologia. No ano passado, a capital do País já recebeu uma Campus Day.

A experiência da Campus Party surgiu em 1997 na Espanha. Desde então, já percorreu países como Alemanha, Colômbia, Equador, El Salvador, Inglaterra e México. Chegou ao Brasil em 2008 e já teve edições em São Paulo (SP), no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).

Para 2017, além de Brasília, estão previstos eventos em Salvador (BA), em agosto, e em Pato Branco (PR), em outubro.

Campus Party Brasília
De 14 a 18 de junho (quarta-feira a domingo)
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Mais informações no site oficial

Open Campus
15 e 16 de junho (quinta e sexta-feira)

Das 10 às 21 horas

 

17 de junho (sábado)

Das 10 às 18 horas
Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Mais informações no site da Campus Party

Edição: Marina Mercante