08/06/2017 às 09:01, atualizado em 08/06/2017 às 09:23

Ponte reformada em Planaltina atende 1,5 mil moradores de núcleo rural

Demanda antiga foi cumprida depois de 34 dias de obras. Travessia permite acesso a serviços públicos

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A ponte sobre o Ribeirão Extrema, no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina, precisava de reforma há cinco anos, segundo o produtor rural Eduardo Tiggemann, de 26 anos. “Como a produção aqui aumentou muito, o tráfego de caminhões triplicou”, justifica.

O produtor rural Eduardo Tiggemann, de 26 anos.

O produtor rural Eduardo Tiggemann, de 26 anos. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Depois de 34 dias em obras, a ponte foi reinaugurada em 1º de junho. Ela liga a comunidade de 1,5 mil pessoas do Núcleo Rural Rio Preto com outros núcleos próximos, como o São José e o Taquara. Além disso, permite o acesso dos habitantes a serviços como escola pública e posto de saúde.

Feita para suportar o equipamento mais pesado da região, de 60 toneladas, a ponte cumpriu a demanda dos produtores locais. “Máquina agrícola em si não pesa, mas temos caminhões de 20 metros e nove eixos que carregam esse peso”, explicou Tiggemann.

Com 17 metros de comprimento e oito de largura, a travessia sobre o Ribeirão Extrema não resultou em custos extras para ser renovada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A reforma foi organizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), que forneceu o cimento utilizado e oito servidores para a mão de obra. Também foi doada madeira pelos produtores da região.

Os moradores do núcleo rural entraram em contato com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) para pedir a reforma, e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF articulou os trabalhos com o DER-DF.

Edição: Marina Mercante