08/06/2017 às 22:59, atualizado em 09/06/2017 às 14:25

Taguatinga celebra 59 anos com programação especial na Praça do Relógio

Atrações se estenderão por todo o mês de junho. Nesta quinta (8), teve shows musicais, números de circo e gastronomia. Governador Rodrigo Rollemberg marcou presença

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Um dos pontos mais movimentados de Taguatinga, a Praça do Relógio recebeu, nesta quinta-feira (8), programação especial para comemorar os 59 anos da cidade. Entre as atrações, a banda Som de Papel animou o público à noite.

O governador Rollemberg participou das festividades do aniversário de Taguatinga nesta quinta-feira (8).

O governador Rollemberg participou das festividades do aniversário de Taguatinga nesta quinta-feira (8). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O grupo é conhecido por apresentar dinâmicas sonoras inovadoras que envolvem música, artesanato e consciência ambiental. Criado em 2011, o Som de Papel faz experimentações com instrumentos de percussão feitos de material reciclável.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, prestigiou o evento. Ele cumprimentou populares e artistas e assistiu a parte do show. A programação musical, que começou às 13 horas, contou também com apresentações do cantor Nano e da banda Pra Glória de Deus.

Ao longo da tarde e noite, apresentações circenses divertiram o público que compareceu ao local. A diversidade gastronômica ficou por conta dos food trucks e bike trucks espalhados no Espaço Cultural da praça.

[Olho texto=”Criado em 2011, o Som de Papel faz experimentações com instrumentos de percussão feitos de material reciclável” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre as autoridades, estiveram presentes o secretário das Cidades, Marcos Dantas, e o administrador regional de Taguatinga, Ricardo Lustosa.

As festividades comemorativas dos 59 anos de Taguatinga começaram na segunda-feira (5) com o lançamento da edição do programa Cidades Limpas. Até 29 de junho, serão promovidas diversas ações culturais e de cidadania para a comunidade.

Polo comercial pujante e terceira maior cidade do DF

A cidade foi fundada em 1958 em terras do município de Luziânia (GO), na Fazenda Taguatinga, que lhe deu o nome. Seis meses após a fixação dos primeiros habitantes, no local já funcionavam escolas, hospitais, casa para professoras e estabelecimentos comerciais.

Hoje, Taguatinga consolidou-se como importante polo empresarial. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2016, a cidade tem uma população urbana estimada de 222.598 habitantes, a terceira maior do DF.

Quinta Cultural

Depois da passagem pela Praça do Relógio, o governador foi prestigiar, no Setor Comercial Sul, o lançamento da nova versão do projeto Quinta Cultural, que será expandido, com o nome de Q Cultural, para outras regiões administrativas do DF.

Com a junção de música autoral, gastronomia e intervenções artísticas diversas, o projeto e contribuiu para melhorar a segurança e mudar a face do Setor Comercial Sul. Agora serve de modelo para revitalizar áreas urbanas degradadas de outras partes da capital do País.

Edição: Vannildo Mendes