09/06/2017 às 17:11, atualizado em 31/08/2017 às 17:00

Mutirão da Cidadania vai ao Arapoanga neste sábado (10)

Comunidades poderão acessar, gratuitamente, serviços públicos como emissão de carteira de trabalho, consulta médica e atendimento jurídico e psicológico

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Diferentemente do informado anteriormente, o Mutirão da Cidadania não ocorreu em Santa Maria nesse dia, mas apenas no Bairro Arapoanga, em Planaltina.

A Secretaria de Justiça e Cidadania e a Defensoria Pública do Distrito Federal uniram forças com outros órgãos do governo local para propiciar, neste sábado (10), um mutirão de cidadania e oferta de serviços públicos aos moradores do Bairro Arapoanga, em Planaltina, e de Santa Maria.

Ao longo do dia, as duas comunidades terão acesso gratuito a dois programas de governo que permitirão:

  • Consultas médicas e odontológicas
  • Atendimentos jurídicos e psicológicos
  • Emissão de carteira de trabalho
  • Encaminhamento a vagas de emprego
  • Atividades de lazer e recreação para crianças

No Arapoanga, o Mutirão da Cidadania, que está em sua quinta edição, será na Escola Classe 2, das 8 às 17 horas. Nesse local, as atividades serão coordenadas pela pasta de Justiça e Cidadania e ocorrerão conjuntamente com as da Defensoria.

Também estão previstas ações para orientar sobre escovação dentária e saúde bucal, atividades ligadas à inclusão social e digital, exposições, diálogos sobre transtornos psicológicos e prevenção ao uso de drogas.

Quem participar poderá ainda fazer testes de glicose, medir a pressão arterial e tomar vacinas (hepatite B, pólio, DT, H1N1, DPT, tríplice viral e febre amarela). A iniciativa conta também com apoio de órgãos federais e da iniciativa privada.

Atendimentos jurídico e psicossocial

Em Santa Maria, a ação será exercida exclusivamente pela Defensoria Pública, e os serviços oferecidos englobam atendimento jurídico e psicossocial à população. Uma equipe de defensores, psicólogos e assistentes sociais estará à disposição da comunidade, das 8 às 13 horas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa faz parte do programa Escola Compartilhada: espaço de encontro comunitário. O evento será na Escola Classe 1 do Condomínio Porto Rico (Quadra 17, Lote 14 C, 3ª etapa), das 8 às 13 horas.

Esse programa, da Secretaria de Educação, visa levar às escolas acesso à Justiça, por meio da Defensoria Pública. Oferece ainda atividades de esporte, lazer, cultura, saúde, segurança pública e interlocução com as Coordenações Regionais de Ensino do DF, com intuito de fortalecer a cidadania em locais de vulnerabilidade social.

Mutirão da Cidadania — Arapoanga (Planaltina)

10 de junho (sábado)

Das 8 às 17 horas

Na Escola Classe 2 (Quadra 21, Conjunto F, AE)

 

Escola Compartilhada — Santa Maria

Das 8 às 13 horas

Na Escola Classe 1

Condomínio Porto Rico (Quadra 17, Lote 14 C, 3ª etapa)