13/06/2017 às 11:01, atualizado em 14/06/2017 às 10:39

Campus Party será aberta nesta quarta (14) e terá mais de 250 horas de conteúdo

Centro de Convenções Ulysses Guimarães abrigará 4 mil campuseiros de 14 a 18 de junho. De quinta (15) a sábado (17), haverá atrações gratuitas

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

As 3,8 mil barracas que abrigarão os 4 mil inscritos na Campus Party Brasília — 200 delas duplas — estão em fase de montagem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O espaço sediará o evento, do qual o governo de Brasília é correalizador, de 14 a 18 de junho.

Equipes fazem a montagem da estrutura para receber a Campus Party Brasília, que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de junho no Convenções Ulysses Guimarães

Barracas de camping da Campus Party Brasília, que ocorre de 14 a 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Segundo a organização, a estrutura será finalizada nesta terça-feira (13), véspera da edição inédita de Brasília. A cerimônia de abertura está agendada para quarta (14), às 20 horas.

Em seguida, o CEO e cofundador da Campus Party, Paco Ragageles, iniciará a maratona de conteúdo. No palco principal, ele falará sobre Um Mundo sem Trabalho, onde os robôs substituirão os humanos nos postos de trabalho. A programação do evento está no portal da organização.

A edição inédita de Brasília contará com mais de 250 horas de conteúdo, e os palestrantes se dividirão em quatro palcos: no principal, no de criatividade e entretenimento, no de inovação e no de ciência.

[Olho texto=”Campeonato de drones, com pilotos profissionais, e torneio de hóquei com robôs são algumas atrações gratuitas da Open Campus” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para quem não comprou ingresso, haverá a Open Campus, que é gratuita. Em 15 e 16 junho, ela abrirá das 10 às 21 horas, e os visitantes poderão permanecer até as 22 horas. No dia 17, o horário de funcionamento será das 10 às 18 horas, com circulação permitida até as 19 horas.

Além de palestras e oficinas, o local recepcionará a Campus Future, com exposição de projetos acadêmicos inovadores, e o programa Startup & Makers — para a edição brasiliense, 50 startups foram selecionadas.

Estarão ainda entre as atrações no espaço gratuito simuladores de diferentes modelos. Eles serão expostos durante todo o horário em que funcionar a Open Campus.

No local, será disputada também a etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, com pilotos profissionais. Os visitantes que tiverem noção de pilotagem de drones poderão testar as habilidades durantes os intervalos da competição. Outra disputa será o torneio de hóquei com robôs. Os horários desses eventos, porém, ainda não estão confirmados.

Tema da Campus Party Brasília: Cidades Inteligentes

Debatendo o tema da edição, ocorrerá na Open Campus, em 15 de junho, o Fórum Cidades Inteligentes e Humanas. Em quatro painéis, representantes das três esferas do governo (federal, estadual ou distrital e municipal), especialistas e autoridades no assunto debaterão soluções para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades.

[Olho texto=”Em quatro painéis, autoridades de todas as esferas de governo e especialistas debaterão soluções para melhorar qualidade de vida nas cidades” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O terceiro deles, às 14h30, tratará do papel do Biotic – Parque Tecnológico na formação de um ecossistema de inovação na cidade e seu alinhamento com a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.

Entre os hackathons (espécie de maratona de programação), que serão disputados na Campus Party, está o Inova Brasília, organizado pelo governo local. O foco da disputa será a busca de melhorias no atendimento ao cidadão em três áreas: segurança pública, educação e mobilidade.

Podem se inscrever pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que estejam devidamente registradas no evento. As inscrições vão até 15 de junho, por meio do preenchimento do formulário eletrônico.

Retirada antecipada de credencial

Os campuseiros que compraram ingressos poderão pegar as credenciais com antecedência. O posto para atendimento, no local do evento, já está aberto e funcionará — até esta terça (13) — das 10 às 18 horas. Nos dias da Campus, o funcionamento será 24 horas.

Para retirada, é preciso apresentar apenas um documento oficial com foto. Como a compra é feita on-line com o preenchimento de um formulário, a organização já tem as informações, e não há necessidade de imprimir comprovante.

A Campus Party Brasília

Esta é a primeira vez que Brasília sedia a Campus Party. A ideia de trazer o evento, do qual o governo de Brasília é um dos organizadores, é fortalecer o ambiente local de inovação e tecnologia. No ano passado, a capital do País já recebeu uma Campus Day.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A experiência da Campus Party surgiu em 1997 na Espanha. Desde então, já percorreu países como Alemanha, Colômbia, Equador, El Salvador, Inglaterra e México. Chegou ao Brasil em 2008 e já teve edições em São Paulo (SP), no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).

Para 2017, além de Brasília, estão previstos eventos em Salvador (BA), em agosto, e em Pato Branco (PR), em outubro.

Campus Party Brasília

De 14 a 18 de junho (quarta-feira a domingo)

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Mais informações no site oficial

Open Campus

15 e 16 de junho (quinta e sexta-feira)

Das 10 às 21 horas

17 de junho (sábado)

Das 10 às 18 horas

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Mais informações no site da Campus Party

Edição: Vannildo Mendes