14/06/2017 às 18:43, atualizado em 14/06/2017 às 18:50

Campanha Nacional de Doação de Sangue é aberta no Hemocentro de Brasília

Dia Mundial do Doador é celebrado nesta quarta-feira (14). Objetivo é sensibilizar novos voluntários e fidelizar os já existentes

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A Fundação Hemocentro de Brasília foi palco, nesta quarta-feira (14), do lançamento da Campanha Nacional de Doação de Sangue. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes.

A campanha, que se estenderá até 30 de junho, celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde desde 2004.

Participaram do evento o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, entre outras autoridades federais e distritais.

Para fazer a doação, o voluntário precisa seguir algumas condições, como:

  • Gozar de boa saúde
  • Pesar acima de 50 quilos
  • Estar alimentado
  • Não estar em uso de medicamentos
  • Ter de 16 a 69 anos de idade
  • Apresentar documento oficial com foto
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior
  • Não ter praticado exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
  • Não ter se submetido a endoscopia há seis meses
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses
  • Evitar fumar 2 horas antes da doação

O tema da campanha é Doe Sangue Regularmente e Ajude a Quem Precisa. A ideia da celebração nesta data é homenagear os doadores e agradecer pela ajuda que dão para salvar vidas diariamente.

Até abril deste ano, o Distrito Federal coletou 17.069 bolsas de sangue — a média mensal é de 4.267. Em Brasília, as doações são 83,4% espontâneas, e 40% delas são feitas por mulheres. Nesse período, foram feitas 22,6 mil transfusões, incluindo as do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

A Fundação Hemocentro é uma instituição pública e pode coletar até 11.088 bolsas de sangue por mês. Atende 100% da demanda do SUS por hemocomponentes.

A unidade faz a gestão de 12 agências transfusionais espalhadas pelos hospitais da rede pública de saúde do DF. Em 2016, foram coletadas 54.928 bolsas de sangue e feitas 74.877 transfusões.

Em breve, o Hemocentro passará por obras de ampliação e reforma dos setores de coleta, processamento e laboratórios, o que causará um impacto positivo de 42,85% na capacidade operacional.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas fazem transfusão no País. Os procedimentos estão a cargo dos 27 hemocentros coordenados, além dos 500 serviços de coleta. Atualmente, 1,8 % da população brasileira faz doação.

Campanha Nacional de Doação de Sangue em Brasília

Até 30 de junho (sexta-feira)

Na Fundação Hemocentro de Brasília

No Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (ao lado do Hran)

De segunda-feira a sábado

Das 7 às 18 horas

Agendamento de doações: Disque 160 –opção 2