14/06/2017 às 14:39

Trânsito na Esplanada terá mudanças na quinta (15) para Corpus Christi

Faixas nas Vias S1 e N1 próximas do canteiro central serão interditadas na madrugada de amanhã para corridas de rua, parte da festividade religiosa, que começam às 7 horas

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Devido à celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (15), o trânsito será alterado nas vias do Eixo Monumental no quadrante em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

A interdição nas Vias S1 e N1 começará na madrugada de amanhã para as corridas de rua que ocorrerão a partir das 7 horas. Os eventos esportivos fazem parte da festa religiosa, que inclui missa campal às 17 horas, seguida de procissão.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), ficarão bloqueadas as quatro — das seis — faixas mais próximas do canteiro central da Esplanada.

Aproximadamente às 16h30, o Detran-DF vai fechar completamente a S1 para que os fiéis possam atravessá-la com segurança.

A partir desse horário, o tráfego para quem vai da Rodoviária do Plano Piloto para a Esplanada será desviado para a L2 Sul. Já quem for da L2 Sul para a Esplanada terá de seguir para o Buraco do Tatuí (ligação entre a L2 Sul e a L2 Norte).

Segundo o departamento, a previsão é que o trânsito em todas as vias seja normalizado às 22 horas.

O Transporte Urbano do DF (DFTrans) informou que, durante o dia, apenas 40% da frota de ônibus circulará, como na tabela de domingo. Já os trens da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) rodarão em horário estendido: das 7 horas às 21h30, e não somente até as 19 horas.

Festa começou na Paróquia Santo Antônio, em 1961

Celebrado 60 dias depois da Páscoa, o Corpus Christi é a recordação da instituição da Eucaristia, o corpo e o sangue de Cristo.

Para manifestar publicamente a fé nesse sacramento, os católicos de Brasília promovem a solenidade desde 1961. Ela começou na Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul, e seguia para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre a 307 e a 308 Sul.

Depois, a cerimônia mudou para a Esplanada dos Ministérios, onde um tapete é montado por grupos jovens da Arquidiocese de Brasília para o cortejo do Santíssimo Sacramento.

Edição: Raquel Flores