17/06/2017 às 21:03, atualizado em 19/06/2017 às 11:51

Projeto de solução web para matrículas nas escolas do DF vence Hackathon Inova Brasília

Premiação ocorreu neste sábado (17) na Campus Party, antes do encerramento com shows musicais

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Com um projeto para acelerar as matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal, a equipe Matrícula@seDF ficou em primeiro lugar no Hackathon Inova Brasília, competição da Campus Party para criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Com um projeto de solução web para matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal, a equipe Matrícula@sedf ficou em primeiro lugar no Hackathon Inova Brasília, competição da Campus Party para criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Com um projeto de solução web para matrículas na rede pública, a equipe Matrícula@seDF ficou em primeiro lugar no Hackathon Inova Brasília. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A premiação ocorreu na noite deste sábado (17), no palco principal do espaço Arena, área paga do evento. Quatro jovens de 20 anos integraram o grupo vencedor: Igor Duarte, João Vitor Araújo, Mateus Bezerra e Renata Soares.

“No serviço atual, o relacionamento entre CEP e a escola em que o aluno pode ser matriculado é feito de maneira manual. Nossa proposta é usar geolocalização no processamento da matrícula do aluno para acelerar o processo”, explicou Mateus.

Com projetos em segurança e mobilidade, também foram premiadas as equipes Salvaguarda, Go By Bus e Buscolar, que ficaram nas segunda, terceira e quarta colocação, respectivamente.

Os participantes dos quatro grupos finalistas ganharam passaporte para a edição de São Paulo (SP) da Campus Party em 2018.

Como funcionou o Hackaton Inova Brasília

Com mais de 80 participantes, a disputa do Hackathon começou na quinta-feira (15), quando foram repassados desafios às equipes, que tinham até quatro pessoas.

Os concorrentes tiveram de desenvolver projetos para melhorar o atendimento à população nas áreas de segurança pública, educação e mobilidade.

Eles apresentaram as propostas durante a tarde deste sábado (17), quando os jurados puderam selecionar os finalistas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O júri foi composto por representantes dos governos federal e distrital, da Universidade de Brasília e da organização não governamental Observatório Social.

Organizado pela Secretaria Adjunta do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Hackathon Inova Brasília teve apoio da Escola Nacional de Administração Pública.

Shows de encerramento da Campus Party Brasília

Depois da premiação, começaram os shows de encerramento da edição de Brasília da Campus Party. As bandas brasilienses de rock Ledbed e Violeta Groove cuidaram da parte musical, enquanto os organizadores do evento se pronunciaram para o público do espaço Arena.

“Nós todos do governo somos agradecidos aos participantes do Hackathon pelo espírito colaborativo. Essa Campus aconteceu de forma belíssima”, discursou Thiago Jarjour, secretário adjunto do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Edição: Marina Mercante