21/06/2017 às 13:25, atualizado em 21/06/2017 às 13:54

Papa-entulho é inaugurado no Gama

Espaço fica na Avenida Contorno, próximo ao Detran. De acordo com o SLU, são coletadas cerca de 2,5 mil toneladas de entulho por mês na região

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Começou a funcionar hoje (21) o quarto papa-entulho do DF. A unidade fica no Gama (Avenida Contorno, Lote 2), próximo ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O funcionamento é de segunda a sábado, das 7 às 18 horas.

Começou a funcionar hoje (21) o quarto papa-entulho do DF. A unidade fica no Gama (Avenida Contorno, Lote 2), próximo ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Começou a funcionar hoje (21) o quarto papa-entulho do DF. A unidade fica no Gama, próximo ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Dados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) apontam que são coletadas no Gama cerca de 2,5 mil toneladas de entulho por mês e 75 toneladas de volumosos. Mais de 35 pontos de descarte irregular foram identificados pela autarquia na região.

No papa-entulho, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas pode ser entregue, diariamente, por pessoa.

Também podem ser deixados recicláveis, como papéis, plásticos, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos. Por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), é possível ainda entregar óleo usado em frituras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esse é um equipamento de limpeza urbana. O que não cabe no caminhão — colchão, cama velha, cadeira, galhos de árvore e até um metro cúbico de entulho — nós vamos receber aqui gratuitamente”, explicou a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos.

De acordo com ela, a ideia é envolver cada vez mais a comunidade para que a instalação seja utilizada. “Do contrário, fica um espaço ocioso, e a população continua jogando o lixo no lugar errado.”

Investimento e estrutura do papa-entulho no Gama

O investimento no papa-entulho inaugurado hoje foi de R$ 136.840, com recursos do SLU. A estrutura tem escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda caçambas para descarte de resíduos.

Carroceiros da região fizeram o primeiro descarte logo após a inauguração do espaço. Entre eles, Edimilson Alves Viana, de 51 anos. Na profissão há mais de uma década, ele gostou da iniciativa. “É muito gratificante para mim, como para a sociedade e para a cidade, ter um lugar próprio para fazer esse encaminhamento.”

As regras para utilização dos papa-entulhos estão na Instrução Normativa nº 2, de 15 de março de 2017.

Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:

  • resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos
  • pneus
  • embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes
  • lâmpadas
  • pilhas e baterias
  • equipamentos ou materiais que tenham metais pesados
  • gesso
  • espelhos
  • vidros
  • amianto
  • tintas, solventes e tonner

Os demais papa-entulhos de Brasília estão em Ceilândia, em Taguatinga e em Brazlândia.

Edição: Marina Mercante