29/06/2017 às 11:30, atualizado em 06/07/2017 às 15:50

Casa do Cantador retoma Sexta do Repente em 2017

Artistas selecionados por meio de chamamento público se apresentam amanhã (30). Serão dez shows até o fim do ano

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

A Casa do Cantador, em Ceilândia, abre a temporada de apresentações de repentistas de 2017. Nesta sexta-feira (30), a partir das 20 horas, três duplas fazem shows pelo projeto Sexta do Repente. Até o fim do ano, serão dez espetáculos do tipo com artistas locais e convidados. Esta é a sétima edição do projeto.

A Casa do Cantador, em Ceilândia, abre a temporada de apresentações de repentistas de 2017.

A Casa do Cantador, em Ceilândia, abre a temporada de apresentações de repentistas de 2017. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-27.7.2016

No primeiro dia, a diversão ficará a cargo de duplas de Brasília. A primeira, formada por Messias de Oliveira e Ramalho Oliveira, e a outra, por Jonas Andrade e Geraldo Queiroga. Os nordestinos Valdir Teles e José Cardoso, diretamente de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, reforçam a programação.

Neste ano e em 2016, os músicos foram selecionados por meio de chamamento público da Secretaria de Cultura. “A integração entre artistas locais e nacionais também faz parte da proposta”, explica o diretor do local, Francisco de Assis Chagas, conhecido como Neném.

[Olho texto='”Tão importante quanto valorizar a pluralidade é fomentar projetos de cultura genuinamente brasileira”‘ assinatura=”Francisco de Assis Chagas, diretor da Casa do Cantador” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Desde a inauguração, em 9 de novembro de 1986, a casa é referência de manifestações culturais nordestinas. Atualmente, o local também se firma como ambiente que estimula a diversidade cultural.

“Vivemos em um cenário muito diferente da época da construção. Hoje somos abertos para a expressão de vários segmentos, o que acompanha o crescimento de Ceilândia e do DF”, destaca o diretor.

Para ele, projetos como o Sexta do Repente são essenciais para fortalecer a cultura que deu origem ao espaço. “Tão importante quanto valorizar a pluralidade é fomentar projetos de cultura genuinamente brasileira, dar oportunidade para que conheçam o trabalho desses artistas”, reforça Chagas.

“O show do repentista quem faz é a plateia”, aposta o diretor, em referência à sugestão de temas e à interação entre o público e os músicos. Além do espetáculo, comidas típicas na região, como caldo de mocotó e sarapatel, serão vendidas durante o evento.

Sabadão do Forró começa na próxima semana

Em 8 de julho, o local receberá a primeira edição do ano do Sabadão do Forró, com quatro shows do chamado pé de serra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Até dezembro, 13 trios de zambumba, sanfona e triangulo se apresentam no local. Eles também foram selecionados por meio de chamamento público.

Para contratar os artistas dos dois projetos, a Secretaria de Cultura investiu R$ 560 mil. A pasta ainda trabalha em um edital que selecionará 18 duplas de viola caipira para apresentações a partir do segundo semestre.

Veja a lista de selecionados pelo chamamento público.

Sexta do Repente

Nesta sexta-feira (30)

Às 20 horas

Na Casa do Cantador (QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul)

Entrada gratuita

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas

Telefone (61) 3378-5067

Edição: Vannildo Mendes