29/06/2017 às 09:07, atualizado em 29/06/2017 às 10:56

Linhas de ônibus vão passar por readequação da oferta em julho

Para garantir a boa gestão dos custos do sistema, governo vai diminuir a frequência de 34% das linhas durante o período de férias escolares

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Em julho, 266 das 777 linhas de ônibus do Distrito Federal vão passar por readequação de oferta. A ideia é diminuir o número de veículos ociosos no período de férias escolares e garantir a boa gestão de custos do sistema de transporte público.

Para garantir a boa gestão dos custos do sistema, governo vai diminuir a frequência de 34% das linhas durante o período de férias escolares.

Para garantir a boa gestão dos custos do sistema, governo vai diminuir a frequência de 34% das linhas de ônibus durante o período de férias escolares. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Isso ocorre porque, a cada ano, o governo calcula a tarifa com base no índice de passageiro por quilômetro (IPK). A conta é o número de passageiros transportados dividido pelo de quilômetros rodados — quanto maior o IPK, mais barato fica o sistema.

“Quanto mais eficiente for a gestão do custo do sistema, mais barato ele fica tanto para o usuário, quanto para o governo”, observa o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Léo Cruz. “Isso diminui a necessidade de reajuste na tarifa, que leva em conta também fatores como o preço do diesel e dos ônibus, além dos salários dos rodoviários.”

[Numeralha titulo_grande=”25%” texto=”Queda média no número de passageiros em julho nos ônibus coletivos do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As mudanças começam na segunda-feira (3) e vão até o dia 30. As linhas afetadas serão as com menor uso nesse período. O exemplo dado por Cruz é a 110, que transporta estudantes da Universidade de Brasília, na Asa Norte. Como o fluxo de alunos é muito menor, apesar dos cursos de verão, o tempo entre um ônibus e outro sobe: em vez de passar a cada três minutos, será a cada dez.

Em um mês normal, aproximadamente 32 milhões de passageiros andam nos ônibus do DF. O mês de julho apresenta uma queda média de 25% nessa quantidade (aproximadamente 8 milhões a menos). A demanda será monitorada todos os dias. Caso haja necessidade de readequar o tempo dos ônibus no mês, isso será feito.

Veja a lista das 266 linhas de ônibus que terão alguma mudança de 3 a 30 de julho.

Edição: Marina Mercante