1/7/17 15:43
Atualizado em 3/7/17 às 9:43

Cidades Limpas chega a Santa Maria na segunda-feira (3)

18ª edição mobilizará 331 trabalhadores e incluirá ação preventiva contra incêndios florestais. Objetivo do programa é promover a melhoria imediata do ambiente urbano

A próxima edição do programa Cidades Limpas será lançada em Santa Maria às 8h30 desta segunda-feira (3). As equipes ficarão na região até 14 de julho, e, além dos serviços tradicionais, os trabalhadores farão aceiros para proteger a área de mata nativa destinada à implantação do parque ecológico local.

Muito usados na prevenção de incêndios e queimadas em áreas abertas, os aceiros consistem na supressão de trechos da vegetação para criar uma barreira natural contra o fogo. Como a mata nativa não possui cercas e está próximo ao núcleo urbano, a Administração Regional pediu essa proteção.

Nos primeiros dias da operação, os integrantes da força-tarefa percorrerão a área e escolherão os trechos específicos para abertura dos aceiros. A operação de Santa Maria é a 18ª do Cidades Limpas e contará com 331 trabalhadores e 70 equipamentos.

As ações planejadas envolvem também:

  • Manutenção de iluminação pública
  • Pintura de faixas de pedestre
  • Demarcação de vagas de estacionamento
  • Limpeza e reconstrução de bocas de lobo
  • Poda de árvores
  • Roçagem de áreas verdes
  • Ações de tapa-buracos
  • Retirada de entulho
  • Pintura de meio-fio
  • Vistorias residenciais para combate aos criadouros do Aedes aegypti.

Coordenado pela Secretaria das Cidades, o programa atua em cima de demandas apresentadas pelas administrações regionais com base nas reclamações dos moradores.

Além da Administração Regional de Santa Maria, estão envolvidos também nessa ação a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Corpo de Bombeiros Militar e a Diretoria de Vigilância Ambiental.

A força-tarefa conta também com o apoio da Defesa Civil, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), da Polícia Militar, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Lançado em novembro do ano passado, o Cidades Limpas já passou por Gama, Itapoã, Paranoá, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Brazlândia, Ceilândia, Guará, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Vila Planalto, Samambaia, Taguatinga e Riacho Fundo I. O objetivo do programa é promover a melhoria imediata do ambiente urbano.

Lançamento do programa Cidades Limpas em Santa Maria

Nesta segunda-feira (3)

Às 8h30

No estacionamento da Administração Regional, quadra QC 1

Edição: Vannildo Mendes