04/07/2017 às 15:31, atualizado em 04/07/2017 às 20:34

Secretaria distribui cadeiras de rodas a pacientes cadastrados

A entrega de cerca de 3 mil unidades começou nessa segunda (3). Para entrar na lista de beneficiados, é preciso procurar o Núcleo Ambulatorial de Órteses e Próteses e levar parecer médico

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal distribui cadeiras de rodas a pacientes cadastrados e avaliados pelo Núcleo Ambulatorial de Órteses e Próteses. Nessa segunda-feira (3), a pasta começou a entrega de cerca de 3 mil unidades.

Entrega de cadeira de roas inclui equipamentos de diversos tipos, como de banho, motorizadas, para banho e obesos.

Entrega de cadeira de rodas inclui equipamentos de diversos tipos, como de banho, motorizadas, para banho e obesos. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A previsão é que dois lotes iniciais — um com 708 cadeiras de rodas e outro com 600 — sejam entregues ainda neste ano, e o restante, em 2018.

“Esta entrega inclui as modalidades para banho, obeso, tetraplégico infantil e adulto, monobloco [contam com diferencial de fechamento e são mais leves] e as motorizadas”, esclarece a gerente de Saúde Funcional da secretaria, Camila Medeiros.

Como se cadastrar no Núcleo Ambulatorial de Órteses e Próteses do DF

Para se cadastrar, o paciente deve comparecer ao Núcleo Ambulatorial de Órteses e Próteses, na estação de metrô da 114 Sul, e apresentar parecer médico que indique a necessidade do uso de cadeira de rodas.

No local, será agendada consulta com especialista, para avaliar as especificações do produto requisitado. Após esse procedimento, será marcada a entrega do material.

O Programa de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde

O Programa de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde existe desde 2007. Entre 2009 e 2016, foram entregues 10.350 cadeiras de rodas de diversos modelos. A média depende da demanda de pacientes e da disponibilidade dos produtos em estoque. A última compra regular da pasta foi feita em 2014.

O programa também compreende o fornecimento de próteses para membros inferiores e superiores, talas, andadores, bengalas, palmilhas, calçados especiais, coletes para deformidade torácica, entre outros.

Edição: Marina Mercante