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10/07/2017 às 13:35, atualizado em 06/02/2018 às 17:34
Intervenção é parte das obras do trevo de triagem e deve durar até 90 dias. Local receberá sistemas de drenagem de águas pluviais e pistas definitivas
Diferentemente do informado pelo DER-DF, o Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras — e não dez. Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado, serão 28 intervenções, e não 23.
O acesso do Eixo L ao Eixão no fim da Asa Norte e a saída do Eixo Rodoviário para a L4 serão interditados a partir desta terça-feira (11), às 10 horas, por causa das obras do Trevo de Triagem Norte. A obstrução na via deve durar de dois a três meses. Nesse período, serão implementados os sistemas de drenagem de águas pluviais, além de novos acessos e pistas definitivas para o viaduto.
Os condutores que saem da L4 em direção ao Lago Norte deverão seguir pelo Eixinho L até o retorno localizado 200 metros à frente da tesourinha da Quadra 215/216 (sentido Rodoviária do Plano Piloto) para, então, acessar o Eixo Rodoviário Norte.
Quem vai da W3 para o Lago Norte fará caminho semelhante: seguirá por baixo da Ponte do Bragueto até a alça do Eixinho L. De lá, usará o retorno entre as tesourinhas das Quadras 215/216 e 213/214 para chegar ao Eixão.
Para quem sai do Lago Norte em direção à L4, o caminho possível é por meio do Eixo Rodoviário Norte até o retorno 200 metros à frente da tesourinha da Quadra 115/116.
De lá, segue-se pelo Eixinho W, sentido final da Asa Norte, até o retorno para a via principal do Setor Hospitalar Local Norte. Uma vez na W3, o condutor segue por baixo da Ponte do Bragueto até a L4.
Outra forma de acessar a W3 Norte é por dentro do setor hospitalar, na via que desemboca no Hospital Santa Helena. Além disso, a via que liga a W3 Norte ao Eixinho W permanece liberada.
A interdição das vias deve ocorrer de forma rápida, com acompanhamento das equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e da empresa executora do contrato.
O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. O objetivo é distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2.
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Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios —, serão 28 intervenções.
As benfeitorias no Trevo de Triagem Norte e na Ligação Torto-Colorado vão custar R$ 207 milhões — R$ 146 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 51 milhões de contrapartida do governo de Brasília e R$ 10 milhões da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).
Edição: Marina Mercante