10/07/2017 às 17:54, atualizado em 11/07/2017 às 09:48

Planetário e Embrapa promovem colônia de férias de 17 a 21 de julho

São 240 vagas para crianças de 8 a 12 anos. Inscrições começam nesta terça (11) e seguem até domingo (16), na sede do Planetário

Por Da Agência Brasília, com informações da Casa Civil

Aprender sobre ciências e meio ambiente de forma lúdica e interativa é a proposta da 5ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília. Será de 17 a 21 de julho, em dois turnos: das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas. Desta vez, o evento contará com a parceria inédita da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

As inscrições, gratuitas, estarão abertas desta terça-feira (11) a domingo (16), na sede do Planetário (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções). Há 240 vagas para crianças de 8 a 12 anos. Elas serão distribuídas em oito turmas, com dois dias de atividades para cada uma.

Para se inscrever é necessário apresentar documento com foto da criança e do responsável (carteira de identidade ou de estudante ou, no caso dos adultos, de motorista) e levar duas garrafas PET iguais — de preferência, de 2 litros cada uma. O atendimento é das 9 às 21 horas.

Programação na Embrapa terá Caminhada Sustentável

Para unir conhecimento e diversão, no primeiro dia de atrações, os pequenos vão participar na Embrapa, no final da W5 Norte, da Caminhada Sustentável. A atividade começará com a peça teatral Arca de Noé, seguida de visita ao Quiosque de Tecnologias, onde eles poderão conhecer pesquisas em prol da sustentabilidade da agricultura, como de controle biológico de pragas.

Depois, um passeio pelo jardim de cheiros permitirá sentir o cheiro e a textura de plantas medicinais e aromáticas. Dali, a turma seguirá para o Bosque do Cerrado, onde plantará uma muda de árvore típica desse bioma.

Por fim, a garotada aprenderá sobre o importante papel das abelhas para a alimentação humana e a reprodução de plantas.

Os participantes deverão chegar à Embrapa pelo menos 15 minutos antes dos horários previstos para o início das atividades de manhã (8h30) e à tarde (13h30). Recomenda-se que levem lanche, façam uso de repelente e protetor solar e vistam boné, calça comprida e sapato fechado.

Planetário oferecerá circuito científico e oficina de foguete

O segundo dia de programação da colônia de férias será no Planetário, com uma sessão de cúpula comentada sobre o sistema solar e o filme Origens da Vida.

Em seguida, haverá um circuito científico, com temas como gravidade, diferença entre massa e peso, densidade da matéria e formação de cristais de açúcar. Fecharão o dia um lanche e uma oficina de foguete, com as garrafas PET levadas pelas crianças e o encerramento e certificação.

5ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília

De 17 a 21 de julho

No Planetário e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final da W5 Norte)

Turmas de manhã (das 8h30 ao meio-dia) e à tarde (das 13h30 às 17 horas)

Dois dias de atividades para cada uma — um dia no Planetário e outro na Embrapa

Inscrições no Planetário (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)

De 11 a 16 de julho

Das 9 às 21 horas

240 vagas

Funcionamento do Planetário:

De terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas

Sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas

Bilheteria: de segunda a domingo, das 8 às 19 horas

Ingressos para sessões na cúpula: doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal)

Visitação das instalações e exposições: entrada franca

Edição: Raquel Flores