11/07/2017 às 08:26

FAC tem consulta pública on-line aberta até sexta (14)

Objetivo é aprimorar os editais do Fundo de Apoio à Cultura de 2017. Agentes também poderão participar de encontros presenciais de terça (11) a sábado (15)

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Entes e agentes culturais podem dar sugestões para aprimorar o novo bloco de editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) 2017 até sexta-feira (14). As contribuições devem ser feitas por meio de consulta on-line promovida pela Secretaria de Cultura.

Para participar, é necessário cadastrar-se no site Participa.br e entrar na comunidade criada para receber as colaborações com base nos textos de 2016.

De acordo com o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, da Secretaria de Cultura, Thiago Rocha, a intenção é fazer um diagnóstico do que funcionou nos editais anteriores e do que precisa ser melhorado. “Não acredito em uma política pública sem diálogo com quem está na ponta do processo”, justifica Rocha.

[Olho texto='”Não acredito em uma política pública sem diálogo com quem está na ponta do processo”‘ assinatura=”Thiago Rocha, subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo ele, as consultas públicas fazem parte de uma política da secretaria de construir editais mais adequados ao segmento, de forma aberta e participativa para atender às expectativas dos produtores culturais.

Diálogos Culturais aprofundam o debate sobre novo bloco de editais do FAC 2017

Além da consulta on-line, a Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural promoverá encontros presenciais, que fazem parte do programa Diálogos Culturais. O objetivo é reunir grupos, coletivos e produtores para aprofundar os debates sobre os próximos editais.

O primeiro, para o setor de audiovisual, foi em 3 de julho. As reuniões seguintes ocorrerão de 11 a 15 de julho, na Sala Pompeu de Sousa da Secretaria de Cultura (Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro).

Os temas discutidos serão: artes plásticas, circo, culturas populares, dança, literatura, música e teatro.

Diálogos Culturais

Sala Pompeu de Sousa, Secretaria de Cultura (Via N2, Anexo do Teatro Nacional)

 

11 de julho (terça-feira)

Às 9h30

Literatura

 

12 de julho (quarta-feira)

Às 16 horas

Culturas populares

Às 18h30

Teatro

 

13 de julho (quinta-feira)

Às 9h30

Música

Às 16h30

Artes plásticas

Às 18h30

Circo

 

14 de julho (sexta-feira)

Às 9h30

Reunião com todos os gerentes de cultura, que são servidores indicados pelas administrações regionais

 

15 de julho (sábado)

Às 10 horas

Dança

Às 15 horas

Conselhos regionais de cultura

Edição: Raquel Flores