15/07/2017 às 13:09, atualizado em 17/07/2017 às 12:30

Parque da Cidade ganha estação de ginástica ao ar livre adaptada para pessoas com deficiência

Equipamento foi inaugurado na manhã deste sábado (15) e não teve custos para o governo. Parceria prevê instalação de outras unidades pelo DF

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

O Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek passou a contar com uma estação de ginástica ao ar livre gratuita e adaptada para pessoas com deficiência. O equipamento, inaugurado na manhã deste sábado (15), fica próximo ao Estacionamento 13 e ao Quiosque do Atleta.

Mateus Moreira, de 16 anos e Geovana Luiza, de 17, testaram os equipamentos logo após a inaguração.

Mateus, de 16 anos, e Geovana Luiza, de 17, testaram os equipamentos logo após a inauguração. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Frequentador do parque e morador de Águas Claras, o estudante Mateus Moreira, de 16 anos, aprovou a ideia. “Isso ajuda no nosso condicionamento físico e no bem-estar”, disse o jovem skatista, que também pratica halterofilismo, tênis em cadeira de rodas e natação.

Para a inauguração, ele convidou a amiga, também cadeirante, Geovana Luiza de Sousa França, de 17 anos. Observados por familiares, os dois testaram os equipamentos.

“Somos, sim, pessoas normais, e todos somos iguais. Isso é legal para mostrar que temos nosso lugar e que merecemos respeito e ser tratados da mesma forma”, ressaltou Geovana Luiza, moradora do Riacho Fundo I.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo de Brasília, a empresa Mobiliários Urbanos Desportivos (Mude) e o Banco Santander, sem ônus para o poder público e com manutenção incluída.

Para o Distrito Federal, estão previstos 37 equipamentos semelhantes para ginástica e alongamento, distribuídos por diversas regiões administrativas. Desses, seis são adaptados para pessoas com deficiência, sendo o primeiro no Parque da Cidade. De acordo com a Mude, do total, 30 já foram instalados.

“Temos buscado cada vez mais intensificar as nossas relações com a iniciativa privada, e isso aqui é um exemplo disso”, destacou o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.

[Numeralha titulo_grande=”37″ texto=”Número de equipamentos semelhantes previstos para ginástica e alongamento distribuídos pelo DF” esquerda_direita_centro=””]

Ele pontuou ainda iniciativa semelhante e voltada à inclusão, ocorrida em 2016, no Parque da Cidade: “Seguindo a mesma linha, conseguimos, por meio de produtores de eventos, adquirir alguns brinquedos adaptados para crianças com deficiência no espaço onde está o foguetinho, um ícone de Brasília, e que até então não havia recebido brinquedos desse tipo”.

Área revitalizada contará com aulas gratuitas de treinamento funcional

Por meio da parceria que resultou na entrega de hoje, também próximo ao Quiosque do Atleta foi criado um espaço destinado à prática esportiva. O local recebeu piso emborrachado e calçamento com acessibilidade e teve os conjuntos de mesas e bancos revitalizados. Um aulão de crossfit deu início às atividades da nova área.

Segundo o sócio fundador da Mude, Marcus Moraes, esse espaço receberá, a partir da próxima segunda-feira (17), aulas gratuitas de treinamento funcional. “Além de poder se exercitar sozinho, a pessoa vai poder ter um local com contato com profissional de educação física, que pode orientá-la”, explicou.

As aulas são inclusivas e ministradas por profissionais especializados. Os interessados podem consultar os dias e os horários pela internet e ir ao local ou fazer a reserva pelo aplicativo da empresa para celular. Brasília é a segunda região do País a receber a iniciativa, que já ocorre no Rio de Janeiro e será expandida para outras três capitais.

Edição: Saulo Araújo