18/07/2017 às 11:38, atualizado em 18/07/2017 às 12:38

Recanto das Emas completa 24 anos no dia 28

Administração regional organizou eventos esportivos e culturais gratuitos para celebrar a data. Programação começa no domingo (23)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Criado para abrigar pessoas que viviam de maneira irregular no Plano Piloto, o Recanto das Emas vai completar 24 anos em 28 de julho. O aniversário será comemorado por uma semana, a partir de domingo (23), com atividades esportivas e culturais gratuitas organizadas pela administração regional. No dia 24, será lançado o programa Cidades Limpas no local.

Criado para abrigar pessoas que viviam de maneira irregular no Plano Piloto, o Recanto das Emas vai completar 24 anos em 28 de julho.

O Recanto das Emas vai completar 24 anos em 28 de julho. Comemoração terá atividades gratuitas a partir do dia 23. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A origem do nome da região tem pelo menos duas versões. A oficial é que ela herdou o prefixo de um sítio arqueológico próximo chamado Recanto, que foi combinado com o arbusto canela-de-ema, muito comum na área.

Porém, segundo a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada em 2015, moradores antigos dão outra versão. Eles disseram que uma grande quantidade de emas, aves típicas do Cerrado, vivia nas proximidades.

Com a urbanização, os animais teriam se tornado raros, e algumas espécies foram levadas para o Jardim Zoológico de Brasília para serem preservadas.

Distante cerca de 25,8 quilômetros do Plano Piloto, a principal referência do lugar é o monumento das Emas. Até a divulgação da Pdad, o Recanto das Emas era formado por 59 quadras residenciais, com 41.434 domicílios e 145.304 habitantes.

 

Edição: Paula Oliveira