20/07/2017 às 16:47

Centro Olímpico de Planaltina está com 71,6% das obras executadas

Entre outras melhorias, local recebe um novo estacionamento e uma guarita, ambos em fase de acabamento. Previsão é terminar todo o trabalho ainda neste semestre

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina está com 71,6% das obras executadas. A construção, que estava embargada desde 2012, foi reiniciada em setembro do ano passado e tem previsão para terminar no segundo semestre deste ano.

O ginásio de esportes do Centro Olímpico de Planaltina recebeu guarda-corpos nas arquibancadas e nos alambrados, rede elétrica e nova pintura.

O ginásio de esportes do Centro Olímpico de Planaltina recebeu guarda-corpos nas arquibancadas e nos alambrados, rede elétrica e nova pintura. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O local está em fase de acabamento na guarita e no estacionamento e de restauração no piso das quadras poliesportivas. O espaço também será pintado, e a rede elétrica do ginásio de esportes, instalada.

De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a obra complementar foi orçada em R$ 2,194 milhões. Entre as melhorias está a cobertura do ginásio, que recebeu guarda-corpos nas arquibancadas e nos alambrados.

Foram plantadas árvores em todo o terreno de 35,7 mil metros quadrados e construída uma praça com pergolado. Reparos, como a troca de lâmpadas queimadas, já foram feitos, assim como a colocação de cabeamento e instalações elétricas na parte externa.

O espaço esportivo é uma demanda antiga dos moradores de Planaltina, que esperam pela abertura do local desde 2009.

O Centro Olímpico e Paralímpico tem quadra de tênis e de esportes, paredão de escalada, pista de atletismo, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo coberto e piscinas semiolímpica e infantil. A estrutura fica no Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo da região administrativa, ao lado do restaurante comunitário.

Centros olímpicos e paralímpicos do DF

O Distrito Federal tem 11 centros olímpicos e paralímpicos que atendem, juntos, cerca de 37 mil pessoas. Os espaços são de responsabilidade da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

As modalidades variam para cada unidade, de acordo com as estruturas dispostas e a procura. As inscrições são permanentes, sempre na primeira semana de cada mês, respeitando a quantidade de vagas disponíveis.

Com a conclusão do espaço em Planaltina, a secretaria espera abrir mais 2.350 vagas nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, hidroginástica, judô, caratê, natação, tênis e vôlei.

Centros olímpicos e paralímpicos do DF
Brazlândia Bairro Vila São José, Quadra 35, AE 22
Ceilândia – Sol Nascente QNP 21, P Norte, Parque da Vaquejada
Ceilândia – QNO 9 Conjunto 1, Lote 1, Setor O
Estrutural Área Especial 2, Setor Norte
Gama Área Especial, Setor Central, ao lado do Bezerrão
Recanto das Emas Entrequadra 400/600
Riacho Fundo I QS 16, Lote F
Samambaia QS 119, Área Especial, Samambaia Sul
Santa Maria Quadra Central 3, AE 4
São Sebastião Quadra 2, Bairro São Bartolomeu
Sobradinho Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial

Edição: Paula Oliveira