22/07/2017 às 22:16, atualizado em 24/07/2017 às 12:03

Entidade que organiza a Festa do Morango completa 40 anos

Governador Rollemberg participou da solenidade de aniversário da Associação Cultural Alexandre de Gusmão

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Uma das principais entidades representativas da cultura japonesa no Distrito Federal, a Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão completou 40 anos.

Governador Rollemberg participou da solenidade de aniversário da Associação Cultural Alexandre de Gusmão.

Governador Rollemberg participou da solenidade de aniversário da Associação Cultural Alexandre de Gusmão. Foto: Tony Winston /Agência Brasília

Organizada na sede da associação, no Incra 6, em Brazlândia, a comemoração do aniversário ocorreu na noite deste sábado (22), com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

Produtores rurais japoneses e descendentes participaram da cerimônia. Rollemberg destacou a incorporação de aspectos da cultura oriental no País e lembrou que 2018 marca os 110 anos da imigração nipônica para o Brasil e 60 anos da chegada dos imigrantes ao DF.

“Logo quando cheguei ao DF, em 1960, minha família teve contato com uma família de pioneiros japoneses, os Onoyama. Lembro que um deles disse: ‘Clima bom! Terra a gente faz'”, relatou. “Desde então, a contribuição tem sido imensa, especialmente na agricultura.”

[Olho texto='”Lembro que um deles (imigrante japonês) disse: Clima bom! Terra a gente faz. Desde então, a contribuição tem sido imensa”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão promove atividades culturais, esportivas e sociais voltadas à colônia japonesa.

Contribuição para o DF

Desde o ano de fundação, a entidade teve a agricultura como ponto forte. “A associação idealizou a Festa do Morango há 21 anos, que, desde 2001, faz parte do calendário oficial de eventos do DF”, discursou o presidente da entidade, Takao Akaoka.

Uma das principais atividades de Brazlândia, a Festa do Morango atrai em média 100 mil pessoas por edição. É organizada pela entidade em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).

A fundação ainda organiza a Festa da Goiaba, também em Brazlândia. Similar à do morango, mas ainda sem a mesma dimensão, o evento existe há dois anos.

Edição: Vannildo Mendes