25/07/2017 às 19:02

Desconto para multas pagas via aplicativo é estendido a todas as ruas de Brasília

Com a adesão do Detran-DF ao Sistema de Notificação Eletrônica, valor das infrações pode ser reduzido em até 40%. Antes, benefício era válido apenas para rodovias e estradas

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O pagamento de multas por infrações cometidas em todas as vias de Brasília pode ser feito com desconto de até 40% por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O sistema também pode ser acessado por celulares com Android ou iOS. Foto

O sistema também pode ser acessado por celulares com Android ou iOS. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A ampliação do benefício — que antes existia apenas para rodovias e estradas — tornou-se possível porque o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também aderiu à solução.

O abatimento está disponível para motoristas do DF desde janeiro, quando houve a adesão do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) à ferramenta.

Desde então, 90.341 pessoas físicas e 2.711 empresas inscreveram-se no SNE.

Para o diretor de Controle de Condutores e Veículos, do Detran-DF, Uelson Praseres, o órgão fiscalizador também é beneficiado, pois economiza com o processo de impressão e de envio das multas pelos Correios.

[Numeralha titulo_grande=”40% a 50%” texto=”Estimativa de redução de gastos do Detran-DF com envio de multas pelos Correios” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outra vantagem, segundo Praseres, é o ganho de tempo. “A multa passa por uma triagem conosco para ver se os dados do carro estão corretos, depois tem a postagem via Correios, que leva cerca de sete dias, e outros 10 a 15 dias para chegar ao motorista.” Com o SNE, ele estima que a entrega seja feita em até 48 horas.

De acordo com o diretor, as despesas do Detran com postagens deverão diminuir de 40% a 50%. O índice só não é maior porque será preciso manter os gastos com condutores ainda não cadastrados no Sistema de Notificação Eletrônica.

No caso do DER-DF, a vantagem do tempo é ainda maior para os infratores, já que, sem o sistema, a multa pode levar até 40 dias para chegar por via postal.

O que é o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)

Criado pelo Denatran para acelerar o processo de entrega de notificações, o SNE unifica a emissão de multas de todos os órgãos vinculados a ele.

O sistema disponibiliza a multa para os motoristas cadastrados no aplicativo do SNE para iOS ou Android. A ferramenta emite um código de barras, que possibilita o pagamento pelo celular.

[Olho texto=”O SNE emite um código de barras, que permite pagar a infração via celular” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para ter direito ao desconto de até 40%, é preciso cadastrar dados pessoais e do veículo no aplicativo ou no site do SNE. A inscrição também vale para pessoas jurídicas, o que permite registrar carros de empresas.

Além do DF, aderiram ao sistema até o momento os seguintes estados: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Raquel Flores