05/08/2017 às 12:30, atualizado em 16/02/2018 às 09:17

Governo revitaliza Praça do DI

Evento cultural na manhã deste sábado (5) marca ocupação do local pela comunidade. Governador Rodrigo Rollemberg esteve presente ouvindo demandas da população

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

De segunda-feira (31 de julho) até sexta-feira (4), um dos pontos mais famosos de Taguatinga, a Praça do DI, passou por melhorias. Neste sábado (5), o espaço foi ocupado pela comunidade. Até o fim da manhã, a praça foi cenário de shows musicais e outras atrações culturais, além de brinquedos para as crianças. O governador Rodrigo Rollemberg participou do evento.

O administrador de Taguatinga, Marlon Costa; o governador Rodrigo Rollemberg; a comerciante Geralda Lins; e o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

O administrador regional de Taguatinga, Marlon Costa; o governador Rodrigo Rollemberg; a comerciante Geralda Lins; e o secretário das Cidades, Marcos Dantas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A Secretaria das Cidades, em parceria com a Administração Regional de Taguatinga, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e comerciantes locais, promoveu serviços de limpeza, roçagem, remoção e restauração de bancos quebrados, além de pintura de meios-fios e de grades e recolocação de pedras portuguesas.

“Queremos que a população usufrua de um espaço público com qualidade e segurança”, enfatizou o governador Rodrigo Rollemberg.

[Olho texto=”“Queremos que a população usufrua de um espaço público com qualidade e segurança”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Reivindicação dos moradores, o espaço ocioso embaixo do posto policial da praça foi fechado. O lugar servia com frequência de esconderijo para criminosos ou ponto para uso de drogas. O administrador regional, Marlon Costa, ressaltou que esse foi um primeiro passo na parceria com os comerciantes. “As próximas ações serão de ocupar o local com eventos culturais”.

Manhã de festa na Praça do DI

Entre outras atividades, a comemoração contou com apresentações de bandas sertanejas e do grupo carnavalesco tradicional de Taguatinga Asé Dudu. Durante o evento, Rollemberg conversou com comerciantes e ouviu demandas da comunidade.

Geralda Lins, de 50 anos, comerciante e moradora da região há 26 anos, entregou ao governador um abaixo-assinado com 2,5 mil assinaturas pedindo as melhorias. “A proposta é que a praça volte a ser o que era: um local familiar”, disse.

Estrutura da Praça do DI foi revitalizada entre a segunda-feira (31) e a sexta-feira (4).

Estrutura da Praça do DI foi revitalizada entre a segunda-feira (31) e a sexta-feira (4). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Samira da Conceição Pimentel, de 32 anos, moradora da região, compareceu ao evento com o filho Jhonnie Pimentel, de 2 anos. Para ela, com a ocupação da comunidade, a praça deixará de ser um ponto de uso de drogas. “Não tínhamos mais prazer de vir pra cá, mas agora, com a utilização pelos moradores, os usuários de drogas vão se afastar.”

O governador Rodrigo Rollemberg afirmou que o próximo passo no local é trazer eventos culturais. “Nós entregamos um conjunto de praças, como a Praça da Cidadania e o Parque Vivencial do Jardim Botânico. Queremos fazer isso permanentemente como política pública de melhorias das praças com atividades culturais e esportivas em parceria com o comércio local.”

Edição: Renaro Cardozo