07/08/2017 às 18:40

Novo filme do Planetário de Brasília estreia para o público na quarta (9)

Sessão fechada para funcionários nesta segunda (7) marcou a entrada do documentário Da Terra para o Universo na grade de programação permanente

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

O Planetário de Brasília comemora a chegada de novo filme para o acervo. A película Da Terra para o Universo foi lançada nesta segunda-feira (7) em sessão fechada para funcionários do órgão, com a participação da colaboradora do governo Márcia Rollemberg.

Da Terra para o Universo estreou nesta segunda-feira (7) no Planetário de Brasília.

Da Terra para o Universo estreou nesta segunda-feira (7) no Planetário de Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Cedido gratuitamente pelo Observatório Europeu do Sul, o documentário explica a trajetória dos estudos astronômicos, os planetas do sistema solar e a invenção dos telescópios.

Com 28 minutos de duração e projetadas em uma tela de 360º, as sessões abertas ao público e comentadas ocorrerão a partir de 9 de agosto.

Haverá exibições às quartas e às sextas-feiras, às 19 horas, e nos finais de semana e feriados, às 17h30.

O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Coelho, homenageou as equipes do planetário e da secretaria adjunta — subordinada à Casa Civil — pelo trabalho desempenhado para trazer mais um filme ao acervo, sem ônus para o governo.

“Um filme desses custa em torno de R$ 50 mil, e essa equipe, com articulação, fez uma mobilização para trazê-lo”, ressaltou.

O encontro também celebrou a entrada do planetário nos programas de governo Brasília Cidadã e Criança Candanga.

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg falou dessa parceria como uma grande oportunidade de fomentar o espírito de pesquisa das crianças. “O planetário conecta uma rica oportunidade de fortalecermos o acesso ao conhecimento científico para os estudantes da cidade.”

Mais de 70 mil visitantes foram ao planetário de janeiro a junho

De janeiro a julho, o Planetário de Brasília recebeu mais de 70 mil visitantes. Entre eles, foram mais de 5,9 mil pessoas de outras unidades da Federação e 521 estrangeiros das mais diversas nacionalidades, além de estudantes de escolas públicas, particulares e moradores de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No mesmo período, mais de 12 mil quilos de alimentos doados como ingresso foram encaminhados à Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) para compor o Banco de Alimentos.

De 17 a 21 de julho, participaram da 5ª edição da Colônia de Férias Científica 240 estudantes de 8 a 12 anos de diversas regiões administrativas. Neste ano, a colônia de férias contou com a parceria da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

O planetário fica no Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A entrada é gratuita, mas alimentos não perecíveis são bem-vindos.

Filme Da Terra para o Universo

Quartas e sextas-feiras

19 horas

Sábados, domingos e feriados

17h30

Entrada gratuita (doações de alimentos não perecíveis são bem-vindas)

Planetário de Brasília (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)

Edição: Raquel Flores