08/08/2017 às 16:04, atualizado em 11/08/2017 às 18:04

Pontos de cultura do DF receberão oficinas sobre edital

Ação tem como objetivo divulgar seleção de 22 projetos. Primeira atividade será no Museu Nacional, em 19 de agosto

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

Com o objetivo de auxiliar interessados em participar do edital de fomento da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal, a Secretaria de Cultura fará uma série de quatro oficinas. A primeira será no Museu Nacional, em 19 de agosto, das 9 às 18 horas.

De acordo com a pasta, será lançado ainda neste ano um edital que selecionará 22 projetos de pontos de cultura e 1 para um pontão. Podem se candidatar pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades.

Além do Plano Piloto, as oficinas ocorrerão em São Sebastião, Planaltina e Ceilândia. A atividade tem como foco esclarecer dúvidas, detalhar a documentação necessária para participar do edital e orientar a respeito de temas relativos à Lei Federal nº 13.018, de 2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura.

Para que todo o processo seja feito em tempo real, com questões respondidas à medida que surgirem, serão colocados à disposição computadores e internet.

A subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, reforça que o edital selecionará projetos de entidades que atuam no DF, dando continuidade às atividades já promovidas. “A proposta é valorizar e promover nossos saberes e fazeres, a fim de que os pontos multipliquem seu alcance e atendimento”, destaca.

Os 22 projetos selecionados para ponto de cultura receberão R$ 85 mil cada um, e o pontão, R$ 325.209,40. Para concorrer, é preciso que a entidade comprove sua existência e o desenvolvimento de atividades culturais no Distrito Federal há, no mínimo, três anos.

No caso do pontão, a entidade deve estar em funcionamento também há três anos no DF, além de desenvolver, acompanhar e articular atividades culturais em parceria com outras entidades que sejam pontos de cultura (reconhecidos ou não).

Pontos e pontões de cultura do DF

Os pontos e pontões de cultura são instrumentos previstos na Lei Federal nº 13.018, de 2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura.

São considerados pontos de cultura entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos que desenvolvem e disseminam atividades culturais em suas comunidades. Podem ser pontos, por exemplo, escolas de samba, comunidades de matriz religiosa e espaços onde se desenvolvem ações artísticas.

Já o pontão de cultura é um espaço aglutinador desses grupos. É atribuição dele articular ações de mobilização e mediação da rede de pontos de cultura.

Há cerca de 40 pontos de cultura certificados no DF e outros autodeclarados, que ainda serão mapeados pelo governo de Brasília.

Atualmente, há cinco pontões de cultura com sede no DF, um deles gerido pela Secretaria de Cultura: a Casa do Cantador.

Veja os pontos de cultura credenciados pelo Brasil.

Oficinas sobre edital da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF

 

19 de agosto (sábado)
Plano Piloto

Das 9 às 18 horas
Museu Nacional
Conjunto Cultural da República, Eixo Monumental, Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

 

26 de agosto (sábado)
Planaltina
Das 9 às 18 horas
Coordenação Regional de Ensino de Planaltina
Setor Educacional, Lotes C/D

 

2 de setembro (sábado)

Ceilândia
Das 9 às 18 horas
Casa do Cantador
Quadra 32,  Área Especial G

 

16 de setembro (sábado)
São Sebastião
Das 9 às 18 horas
Casa Frida
Rua 30, Casa 121, Vila Nova