09/08/2017 às 10:13, atualizado em 10/08/2017 às 08:52

Blitz educativa em Brazlândia orientará sobre incêndios florestais

Terceira edição ocorrerá em 12 de agosto, em área que engloba a Bacia do Descoberto e a Floresta Nacional de Brasília

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Em meio ao período de estiagem, as atividades de conscientização e prevenção às queimadas se intensificam no DF. No sábado (12), ocorre a terceira blitz educativa de prevenção a incêndios florestais. A ação será na BR-080, em frente ao Incra 6, em Brazlândia, das 8 às 12 horas.

Sessenta estudantes de 12 a 14 anos do Centro de Ensino Fundamental 3 de Brazlândia serão os porta-vozes na orientação dos moradores da região sobre a importância de não colocar fogo em lixo ou em podas de árvore. Eles distribuirão 800 unidades de material educativo.

A ação é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Corpo de Bombeiros Militar do DF, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e instituições do governo federal, como Marinha e Aeronáutica.

[Olho texto='”Priorizamos a região para proteger a Bacia do Rio Descoberto e a Floresta Nacional de Brasília, locais que devem ser preservados ao máximo”‘ assinatura=”Carolina Schubart, técnica da Secretaria do Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com apoio de cerca de 30 servidores, os adolescentes entregarão marca-livros com frases de conscientização e apresentarão cartazes com a temática durante a mobilização na região administrativa.

Para Carolina Schubart, técnica do Meio Ambiente para o Plano de Preservação e Combate aos Incêndios Florestais do DF, a área é importante porque apresenta grandes riscos de queimadas. “Priorizamos a região para proteger a Bacia do Rio Descoberto e a Floresta Nacional de Brasília, locais que devem ser preservados ao máximo”, explica.

A iniciativa é a terceira edição do ano e está prevista na Operação Verde Vivo.

As atividades já passaram pelo Park Way e pelo Jardim Botânico. A próxima blitz educativa ocorrerá na primeira quinzena de setembro, na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Será a última atividade do tipo em 2017.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Criado em 1996, o Plano de Ação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF foi reformulado pelo Decreto nº 37.549, de 15 de agosto de 2016, que criou ainda o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

O plano é voltado para a promoção, a prevenção, o apoio e a coordenação de atividades educativas, informativas, de saúde e de combate às queimadas. Entre os objetivos estão: proteger unidades de conservação no DF e áreas de proteção de mananciais, prevenir incidentes e fiscalizar queimadas.

Blitz Educativa de Prevenção a Incêndios Florestais

Em 12 de agosto (sábado)

Das 8 às 12 horas

Na BR-080, em frente ao Incra 6, Brazlândia

Disque denúncia: (61) 3214-5602

Edição: Vannildo Mendes