10/8/17 18:48
Atualizado em 11/8/17 às 17:13

ID Jovem tem mutirão de inscrições no sábado (12)

Benefício concede meia-entrada em espaços de cultura, lazer e esporte para pessoas de baixa renda. Para isso, é necessário apresentar o Número de Inscrição Social

Jovens que queiram aderir ao programa de concessão de meia-entrada em shows, peças de teatro, cinemas e eventos esportivos podem emitir a ID Jovem no sábado (12). Serão três pontos de mutirão no Distrito Federal: Planaltina, Ceilândia e Recanto das Emas.

O documento garante a pessoas de 15 a 29 anos, de baixa renda, acesso a espaços de cultura e lazer. Para isso, basta apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), disponível no Cartão Social, na Carteira de Trabalho e Previdência Social ou no extrato do Fundo Garantia por Tempo de Serviço.

A medida é regulamentada pelo Decreto federal nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, e é coordenada pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Presidência da República.

Têm direito ao benefício jovens com renda familiar de até dois salários mínimos inscritos no CadÚnico

Pela legislação, têm direito ao benefício pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

As informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. O documento deve ser apresentado com o RG ou outro documento de identificação. Só no Distrito Federal, 100 mil jovens podem ser beneficiados com o programa.

A articulação no DF coube ao secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski. “Implementar o programa no DF é assegurar que os jovens de baixa renda tenham acesso a benefícios relacionados à cultura, arte e lazer. Esperamos que todos eles se inscrevam e utilizem esses benefícios”, disse.

A escolha das regiões administrativas levou em consideração os locais com registro de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Vamos promover diversas atrações artísticas e culturais, além de emitir a Id Jovem na hora. É uma forma de levar as políticas públicas a quem mais precisa”, afirmou o secretário nacional da Juventude, Assis Filho.

Emissão da ID Jovem

Planaltina

Às 9 horas

Na Praça do Estudante, no Setor Educacional C/D

Ceilândia

Às 9 horas

Na Escola Parque Anísio Teixeira, na QNM 27 – Ceilândia Sul

Recanto das Emas

Às 14 horas

No Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu das Artes), na Quadra 113, Lote 9

Edição: Vannildo Mendes