11/08/2017 às 09:38, atualizado em 11/08/2017 às 17:36

Fórum Mundial da Água abre inscrições para voluntários

Organizações e público em geral podem se candidatar até 23 de agosto. Evento internacional ocorrerá em Brasília em março de 2018

Por Da Agência Brasília

Está aberta até 23 de agosto a chamada pública para entidades e pessoas interessadas em trabalhar voluntariamente na organização das sessões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água.

A iniciativa é parte da etapa que vai definir os assuntos a serem tratados no fórum, dentro dos temas principais: clima, pessoas, desenvolvimento, urbano, ecossistemas, financiamento, compartilhamento, capacitação e governança.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para participar, é necessário preencher formulário on-line. Apenas organizações com atuação relacionada a recursos hídricos podem se candidatar como coordenadores. Já o público em geral poderá atuar como moderador, palestrante ou membro de painel.

Os inscritos serão avaliados pela capacidade de executar as tarefas propostas. Haverá, ainda, seleção para garantir o equilíbrio entre representantes de organizações não governamentais, sociedade civil, instituições de ensino e de pesquisa, governos e empresas privadas, países desenvolvidos e em desenvolvimento, além dos aspectos relacionados a gênero e idade.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Brasília sediará o evento em março de 2018.

O evento ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Para a edição de 2018 em Brasília são esperados cerca de 30 mil representantes de mais de cem países.

Edição: Paula Oliveira