13/8/17 15:47
Atualizado em 16/8/17 às 13:12

Cidades Limpas chega a Águas Claras nesta segunda-feira (14)

Força-tarefa estará na região administrativa até 25 de agosto para resolver problemas apontados pelos moradores

O Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, executará serviços de conservação, limpeza e revitalização em Águas Claras desta segunda-feira (14) até 25 de agosto. O objetivo do programa é promover uma melhoria imediata do ambiente urbano com base em demandas encaminhadas pelos moradores às administrações regionais.

Haverá ações de poda de árvores, tapa-buracos, instalação de quebra-molas, capina e roçagem, remoção de entulhos e recuperação de iluminação pública

Nesta 21ª edição, há duas ações prioritárias: retirada de entulho e limpeza de terrenos vazios; e recolhimento de carcaças de automóveis abandonados.

Os terrenos públicos usados irregularmente para descarte de material de construção passarão por um mutirão de limpeza e ação de combate a vetores de doenças, como ratos, escorpiões e mosquitos.

Os terrenos particulares que não estão devidamente cercados e limpos serão identificados para que seus proprietários recebam orientação quanto à necessidade de limpeza e cercamento, conforme prevê lei distrital.

Recolhimento de carcaças de veículos em Águas Claras

Foram identificadas 132 carcaças em áreas públicas de Águas Claras. Elas receberam as notificações para retirada e, caso os proprietários não cumpram a determinação, serão recolhidas para uma área cedida pela Polícia Civil.

Nesta edição, a força-tarefa do Cidades Limpas contará com o trabalho de 228 servidores ou funcionários de empresas com as quais o governo de Brasília mantém contratos, apoiados por 77 máquinas e equipamentos.

Também haverá ações de poda de árvores, tapa-buracos, instalação de quebra-molas, capina e roçagem, remoção de entulhos e recuperação de iluminação pública.

Além da Secretaria das Cidades e da Administração Regional de Águas Claras, estão envolvidos nesta ação os seguintes órgãos:

  • Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)
  • Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)
  • Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
  • Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
  • Companhia Energética de Brasília (CEB)
  • Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
  • Defesa Civil do DF
  • Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
  • Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
  • Polícia Civil
  • Polícia Militar do Distrito Federal
  • Secretaria de Saúde
  • Serviço de Limpeza Urbana (SLU)
  • Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Assinatura do decreto que formaliza o programa Cidades Limpas

Durante o lançamento da operação em Águas Claras, às 8h30 desta segunda (14), será assinado o decreto que formaliza a criação do Cidades Limpas.

O documento enumera as responsabilidades dos diferentes órgãos envolvidos na força-tarefa. A assinatura representa o reconhecimento do Cidades Limpas como uma ferramenta de governança do governo de Brasília.

Lançado em novembro do ano passado, o programa já passou por 19 regiões administrativas: Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

Lançamento do Cidades Limpas em Águas Claras e assinatura do decreto que formaliza a criação do programa
14 de agosto (segunda-feira)
8h30
Rua 13 Sul, em frente ao Colégio Sigma