14/8/17 11:48
Atualizado em 16/11/17 às 14:16

Jogos Escolares da Juventude terão apoio de estudantes universitários

Serão selecionadas 220 pessoas para auxiliar nas competições da etapa brasiliense, de 16 a 25 de novembro. Inscrições pelo Portal do Voluntariado estão abertas até 25 de agosto

Diferentemente do informado antes, as competições ocorrerão em 21 instalações esportivas, e não em 22.

Estudantes universitários que quiserem dar suporte à etapa de Brasília dos Jogos Escolares da Juventude de 2017, de 16 a 25 de novembro, têm até 25 de agosto para se inscrever pelo Portal do Voluntariado.

Serão oferecidas, ao todo, 220 vagas nas áreas de educação física, enfermagem, nutrição, medicina e comunicação. Caso a quantidade de interessados seja maior do que a prevista, a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer selecionará os inscritos.

220Quantidade de vagas para voluntários na etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2017 em Brasília

Aqueles que forem escolhidos participarão de treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de 6 a 10 de novembro. Eles vão receber uniforme e alimentação em todos os dias dos Jogos e, ao final, um certificado de participação.

A disputa reúne alunos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, em 14 modalidades. Consideradas as seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

As etapas nacionais ocorrerão em duas capitais. Curitiba (PR) receberá os alunos de 12 a 14 anos, de 12 a 21 de setembro, e Brasília (DF) sediará a fase dos estudantes de 15 a 17 anos, de 16 a 25 de novembro.

O acordo de cooperação entre o governo de Brasília e o Comitê Olímpico do Brasil para o evento foi assinado em 27 de julho.

Brasília como sede dos Jogos Escolares da Juventude

Para a etapa de 2017, serão investidos pelo comitê cerca de R$ 8 milhões e utilizados 16 hotéis da cidade e aproximadamente 27 mil diárias.

De acordo com a Secretaria do Esporte, a expectativa é que a capital federal receba mais de 3 mil alunos-atletas.

O programa brasiliense da competição engloba as seguintes modalidades:

  • Atletismo
  • Badminton
  • Basquete
  • Ciclismo
  • Futsal
  • Ginástica rítmica
  • Handebol
  • Judô
  • Luta olímpica
  • Natação
  • Tênis de mesa
  • Vôlei
  • Vôlei de praia
  • Xadrez

As competições ocorrerão em 21 instalações esportivas. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães reunirá o comitê organizador, o restaurante e o centro de convivência.

27 milEstimativa de diárias de hotéis a serem usadas nos Jogos Escolares da Juventude em Brasília

A estimativa é que o governo de Brasília invista cerca de R$ 3 milhões no evento, com recursos do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte. O dinheiro deve ser utilizado em áreas como fornecimento de transporte, estruturas temporárias e mobiliários e prestação de serviços de recursos humanos, a exemplo de brigadistas e equipes de limpeza.

O que são os Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de talentos olímpicos do País. A competição estudantil revela, a cada ano, novos nomes para o esporte.

Da delegação de 465 atletas do Time Brasil que participaram da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, 52 eram egressos dos Jogos. Entre eles, destacaram-se Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

O que é o Portal do Voluntariado

Carro-chefe do programa Brasília Cidadã, o Portal do Voluntariado visa integrar, valorizar, reconhecer e estimular iniciativas de voluntários na cidade.

Criada em junho de 2016, a plataforma reúne mais de 10,7 mil pessoas, distribuídas em 32 eixos — o esporte é um deles — de atuação voltados para públicos distintos, como jovens, idosos, mulheres e pessoas com deficiência.

O site abriga cerca de 200 projetos e ações do governo e de entidades parceiras da sociedade civil, além de campanhas de doação.

Inscrições para trabalho voluntário nos Jogos Escolares da Juventude 2017

De 14 a 25 de agosto

PeloPortal do Voluntariado

Treinamento: de 6 a 10 de novembro

Edição: Raquel Flores