15/08/2017 às 10:14, atualizado em 15/08/2017 às 13:22

Saúde reorganiza urgências e emergências nos hospitais

Com a mudança, profissionais que atuam nessas áreas devem estar vinculados diretamente a elas. Medida vai ajudar, por exemplo, na organização dos plantões

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

As áreas de urgência e emergência da rede pública de saúde do Distrito Federal terão profissionais diretamente vinculados a elas. Os servidores que hoje atuam nesses setores estão lotados em outras gerências dos hospitais. De acordo com a Secretaria de Saúde, isso dificulta, por exemplo, o acompanhamento das escalas de plantão.

As áreas de urgência e emergência da rede pública de saúde do Distrito Federal terão profissionais diretamente vinculados a elas.

Mudanças nas áreas de urgência e emergência da rede pública de saúde do Distrito Federal preveem profissionais diretamente vinculados a elas e centros de custos próprios. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília-2.1.2016

Segundo a pasta, essa reorganização permite também que os serviços tenham recursos próprios — a chamada sala de custo próprio. Assim, será possível saber quantos profissionais compõem a equipe, quanto se gasta nas áreas e como é feito o controle das folhas de ponto.

O coordenador de Atenção Especializada, da secretaria, Fernando Uzuelli, acredita que a medida vai contribuir para melhorar a eficiência do atendimento nas unidades de saúde.

[Olho texto=”Com a reorganização, será possível saber quanto se gasta nas áreas de urgência e emergência e como é feito o controle das folhas de ponto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os processos de trabalho estavam vinculados a centros de custos de outras unidades, como as gerências de enfermagem e de medicina cirúrgica”, justifica o servidor.

Previstas na Portaria nº 408, as mudanças também estabelecem atendimento em livre demanda — sem necessidade de agendamento — para quatro especialidades: trauma e emergências médica, pediátrica e obstétrica. A determinação vale para os prontos-socorros dos hospitais e para as unidades de pronto-atendimento (UPAs).