16/08/2017 às 16:46, atualizado em 17/08/2017 às 09:06

Sistema OUV-DF vence 21º Concurso Inovação no Setor Público

Solenidade de premiação está prevista para outubro. Outro projeto de Brasília, o Controladoria na Escola ficou entre os dez selecionados para a etapa final

Por Da Agência Brasília

O Sistema Informatizado de Ouvidoria (OUV-DF), desenvolvido pelo governo de Brasília, foi um dos vencedores do 21º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Em todo o Brasil, 265 projetos participaram do certame. O trabalho brasiliense ficou entre os cinco primeiros colocados da categoria Inovação em processos, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital.

Nesta terça-feira (15), foi divulgada a lista das iniciativas vencedoras da etapa final, edição de 2017. São 15 os projetos premiados, cinco em cada uma das três categorias:

  • Inovação em processos, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital
  • Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal
  • Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal

O projeto Controladoria na Escola, que também concorreu pelo Executivo de Brasília, ficou entre os dez selecionados para a etapa final na sua categoria. A classificação geral será divulgada na solenidade de premiação, prevista para outubro.

Sobre a etapa final do concurso

Diferentemente das edições anteriores, a etapa final do concurso, este ano, deu o protagonismo da escolha dos premiados aos próprios representantes dos 30 projetos finalistas — dez em cada categoria.

Cada iniciativa teve cinco minutos para apresentar, de forma dinâmica e criativa, objetivo, resultados, mecanismos e outros aspectos do trabalho, em evento aberto ao público.

As apresentações ocorreram de forma simultânea em três salas distintas. A votação final decidiu os premiados de cada categoria com mediação da Enap e observação externa de representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Teve direito a voto apenas um representante de cada iniciativa. A seguir, foram escolhidos os cinco premiados de cada categoria. Os outros quatro projetos vencedores na faixa disputada por Brasília foram:

  • Banco de Preços
  • Gestão Eletrônica de Trânsito – Talonário Eletrônico
  • PMSC Mobile – Tecnologia móvel para gestão de atendimentos policiais
  • Projeto Resolução de Demandas Repetitivas – Paz Judicial – da Procuradoria-Geral do estado da Bahia