18/08/2017 às 11:40

Cirurgias da unidade de trauma do Paranoá serão transferidas para outras unidades

Remanejamento é consequência de decisão tomada pelo Conselho Regional de Medicina. A medida baseou-se na carência de médicos anestesiologistas

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Como consequência de decisão tomada pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, os serviços cirúrgicos da unidade de trauma do Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá) serão temporariamente transferidos para outras unidades.

A medida baseou-se na carência de médicos anestesiologistas, um problema que afeta não só o Hospital da Região Leste mas toda a rede pública de saúde.

As tentativas de solucionar o problema têm sido frustradas porque as vagas que foram abertas em concursos anteriores, tanto para cargos efetivos quanto para temporários, não foram preenchidas.

Atuam no Hospital da Região Leste 14 anestesiologistas, mas são necessários, pelo menos, 28. A previsão é de que um novo concurso ocorra em 2018.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde recorreu ao colegiado para tentar reverter a decisão. A pasta reconhece o problema, mas argumentou com base nos prejuízos para a população. Prevaleceu, porém, a decisão do conselho.

Os pacientes serão redirecionados da seguinte maneira:

  • O Hospital da Região Leste mantém o atendimento cirúrgico dos casos de ginecologia e obstetrícia
  • As cirurgias ortopédicas serão transferidas para o Hospital Regional de Planaltina
  • As cirurgias gerais ocorrerão no Hospital Regional de Sobradinho
  • As cirurgias de alto risco de obstetrícia e os pacientes antes encaminhados pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Sebastião passarão para o Hospital Universitário de Brasília