18/08/2017 às 17:01, atualizado em 18/08/2017 às 18:28

Planaltina comemora 158 anos com programação até 27 de agosto

Celebração do aniversário terá eventos esportivos, musicais e desfile cívico-militar. Cidade abriga vários pontos turísticos e a tradicional Via-Sacra do Morro da Capelinha

Por César Filho, da Agência Brasília

Planaltina completa 158 anos neste sábado (19). Para festejar a data, a administração regional preparou programação especial que começa amanhã e vai até 27 de agosto (veja a programação abaixo).

A praça Salviano Monteiro Guimarães, conhecida como Praça do Museu, no Centro Histórico

A praça Salviano Monteiro Guimarães, conhecida como Praça do Museu, no Centro Histórico. Foto: Tony Winston/Agência Brasília 20.8.2015

A cidade nasceu em 19 de agosto de 1859 como Distrito de Mestre D’armas — em homenagem a um armeiro que vivia na região —, em Formosa (GO). Em 1917, ela foi batizada com o nome atual.

Em 1922, após a passagem da Comissão Cruls, o então presidente da República, Epitácio Pessoa, determinou o assentamento da Pedra Fundamental, onde se pretendia construir a futura capital do Brasil.

A região administrativa fica a 38,5 quilômetros do Plano Piloto e ocupa 1.537 quilômetros quadrados. Planaltina abriga vários pontos turísticos do Distrito Federal, como a Lagoa Bonita, a Cachoeira do Pipiripau, o Centro Histórico e o Vale do Amanhecer.

programação do aniversário de 158 anos de planaltina df

A Estação Ecológica de Águas Emendadas, a mais importante reserva ambiental da América do Sul, também fica próximo à região.

É em Planaltina também que ocorre a maior festa religiosa do DF, a Via-Sacra do Morro da Capelinha. Neste ano, 60 mil pessoas prestigiaram a 44ª edição da encenação da Paixão de Cristo.

Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Planaltina tinha, em 2015, população estimada de 189 mil habitantes, com renda média mensal domiciliar de R$ 3.183, 47 e per capita de R$ 933,80.

Programação de aniversário

O destaque vai para os diversos eventos esportivos. No sábado (19), haverá torneio de basquete em cadeiras de rodas, às 8 horas, e a final do 5° Campeonato de Futebol Society, às 20 horas.

No domingo (20), o dia começa com um desfile cívico-militar, na Avenida Uberdan Cardoso, a partir das 8 horas. O evento contará com apresentações de veículos do Corpo de Bombeiros Militar do DF, de cães adestrados da Polícia Militar, demonstrações do Batalhão da Polícia Militar Ambiental e exposições de carros antigos.

Edição: Paula Oliveira