21/08/2017 às 19:35, atualizado em 09/01/2018 às 19:46

Saúde amplia vacina contra HPV para público de até 26 anos

Imunização será oferecida por tempo determinado, a partir desta terça-feira (22), por recomendação do governo federal

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A partir desta terça-feira (22), homens e mulheres com idade entre 15 e 26 anos também poderão receber doses de vacina contra o HPV. A Secretaria de Saúde decidiu, nesta segunda-feira (21), aderir à orientação federal de evitar o desperdício de doses que vencem em 4 de setembro.

Público na faixa entre 15 e 26 anos pode vacinar-se contra o HPV.

Público na faixa entre 15 e 26 anos pode vacinar-se contra o HPV. Foto: Andre Borges/Agência Brasília – 23.5.2017

No DF, um total de 6 mil unidades está nessa situação. “A vacinação para o público dessa faixa etária é até acabar o estoque”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Marcos Quito. O vírus HPV, transmitido sexualmente, é causador de alguns tipos de câncer.

O subsecretário ressalva que todos aqueles que receberem a primeira dose terão garantidas as outras duas previstas. “O intervalo será de dois meses para a segunda e de seis meses para a terceira”, orienta.

Todas as salas de vacinação receberão esse novo público, que deverá comparecer ao local com documento pessoal e cartão de vacina em mãos.

[Olho texto='”O HPV pode levar ao câncer, e a vacina evita que isso aconteça. Quanto mais jovem a pessoa receber a dose, mais eficácia ela terᔑ assinatura=”Marcos Quito, subsecretário de Vigilância à Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O público-alvo original da vacinação contra o HPV — meninas de 9 a 14 anos de idade, e meninos de 11 a 14 anos — continuará recebendo a imunização, mesmo após acabarem as doses que estão prestes a vencer, porque há mais 10 mil com vencimento previsto para 2019.

Quito frisa a importância dessa imunização. “O HPV pode levar ao câncer. A vacina evita que isso aconteça. Por isso, os pais devem se conscientizar e levar os filhos. Está comprovado que quanto mais jovem a pessoa receber a dose, mais eficácia ela terá”, diz.

A decisão do Ministério da Saúde de ampliar o público da vacinação veio após reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, dos estados e dos municípios. O objetivo é evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A pasta alega que, apesar das campanhas de divulgação sobre a importância da imunização, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta de 80%.

No Distrito Federal, até abril deste ano — dado mais recente —, foram vacinados 8.578 meninos de 12 e 13 anos de idade, e 7.720 meninas de 9 a 15 anos.