21/08/2017 às 17:35, atualizado em 22/08/2017 às 13:57

Virada do Cerrado mobiliza 25 regiões administrativas do DF

De 1º a 3 de setembro, evento terá atividades voltadas para educação e conscientização ambientais. O tema desta 3ª edição, Cuidando das Águas, aprofunda debate sobre crise hídrica

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

3ª edição da Virada do Cerrado

Edição de arte/Agência Brasília

De 1º a 3 de setembro, o Distrito Federal receberá uma série de atividades ligadas à conscientização ambiental e à conservação do Cerrado. A programação contempla 25 regiões administrativas com ações socioambientais, esportivas e culturais.

Com o tema Cuidando das Águas, a terceira edição da Virada do Cerrado tem como foco a criação de soluções e de boas práticas para superar o desafio da crise hídrica. O principal objetivo é unir a população e o governo local em torno do consumo consciente.

O secretário do Meio Ambiente, André Lima, acredita que o evento terá papel importante para a sustentabilidade. “É uma virada de consciência para que a gente consiga, a cada ano, melhorar as condições de vida em todo o Distrito Federal”, defende o secretário.

[Olho texto='”É uma virada de consciência para que a gente consiga, a cada ano, melhorar as condições de vida no DF”‘ assinatura=”André Lima, secretário do Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Gabriela Barbosa Batista, subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, acredita que as cidades do DF têm função relevante na proteção da água.

“As regiões têm o poder de estimular soluções políticas e econômicas que garantam o desenvolvimento urbano e o crescimento das áreas verdes, com uma gestão participativa e inovações tecnológicas”, explica Gabriela.

Com programação extensa nos três dias, os brasilienses poderão participar de:

  • Debates
  • Oficinas
  • Trilhas ecológicas
  • Mutirão de limpeza
  • Atividades esportivas
  • Plantio de mudas

A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, defende a importância de mobilizar a comunidade para tornar o bairro sustentável até 2030.

De acordo com Rose, a segunda edição da feira ambiental — que será promovida dentro da Virada — chega com esse intuito e contempla atividades que integram a família inteira.

Biólogo e colaborador da Virada, Lucas Miranda adiantou que em Taguatinga ocorrerá uma gincana de coleta de lixo com limpeza das nascentes e trilhas na Floresta Nacional de Brasília.

A programação completa, com as ações de todas as regiões administrativas, está no site oficial do evento.

Comunicação colaborativa

Uma novidade na Virada do Cerrado deste ano é a comunicação colaborativa. Por se tratar de evento amplo com atividades simultâneas, a organização lançou projeto no qual a população poderá ajudar com a divulgação da região onde mora.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os brasilienses poderão enviar fotos, vídeos e textos, que serão publicados nas redes sociais. O objetivo é dar mais visibilidade às ações e integrar os moradores durante todo o evento.

Estudantes da área de comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas, cinema, design, audiovisual, comunicação organizacional e fotografia) também são bem-vindos. Quem quiser participar deve se inscrever no site oficial.

O secretário André Lima tem boas expectativas para a edição deste ano. “Tenho certeza de que teremos muitas pessoas mobilizadas e integradas com o evento”, assinalou.

Edição: Vannildo Mendes